Greg Nathan revela os segredos de um bom relacionamento entre franqueado e franqueador

O 1º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, que ocorreu nos dias 13 e 14 de abril – em São Paulo/SP – contou com palestrantes de renome, empresas importantes do mercado e mais de 270 participantes, entre executivos, franqueados e franqueadores.O tema do evento foi “a excelência na gestão de redes de franquias e negócios no cenário internacional

A atração principal do evento foi o australiano Greg Nathan, considerado o papa do franchising, que deu um show – com direito a violão – em sua palestra. O formato que escolheu para apresentar o seu tema – “Técnicas e Ferramentas para Criar e Desenvolver Parcerias Lucrativas” e “Como Manter um Relacionamento Saudável entre Franqueado e Franqueador” – foi inovador e contou com muita interação da plateia.

O especialista aproveitou o primeiro dia do evento para falar um pouco sobre a sua experiência com o franchising e revelou que é psicólogo e trabalhou por muito tempo numa empresa chamada Brumby´s Bakery como franqueador e franqueado. Foi o seu primeiro negócio de franquia e ele sentia muita dificuldade no relacionamento entre as duas partes envolvidas. Suas experiências o levaram a pesquisar sobre o assunto durante 21 anos para, finalmente, conseguir elaborar uma forma de sucesso para o relacionamento entre franqueado e franqueador.

Nathan ainda comentou que o mercado de franchising do Brasil se assemelha muito ao da Austrália e que ainda tem a oportunidade de crescer muito e se tornar líder do segmento no mundo. “O potencial que o Brasil tem para crescer é enorme! Há muito ainda a ser aprendido.”

No segundo dia dedicado inteiramente ao consultor, foram abordados temas sobre como manter um relacionamento saudável no franchising, como estimular os franqueados com sua marca; princípios de uma liderança efetiva, gerenciamento de conflitos, entre outros assuntos. Nathan deu a receita: “Para estar no franchising você precisa ser bom em economia, pois os números são muito importantes, você precisa ser bom em pisicologia, afinal precisamos entender as pessoas, e também precisamos de um pouco de filosofia, porque, às vezes, as repostas não estão claras e nos encontramos em situações que não sabemos o que fazer e temos que pensar no que seria a coisa certa a fazer no momento.”

A confiança foi um dos fatores apontados como decisivos para o sucesso de uma rede de negócios: “No franchising as pessoas só vão te seguir se confiarem em você .”

Nathan também fez uma abordagem holística das relações no franchising, comparando o segmento a um banquinho, que não fica de pé sem suas três pernas, que seriam – no caso – a parte legal, a psicológica e a comercial. “Se uma dessas pernas estiver faltando, toda a organização vai desmoronar. “

Durante a cerimônia, Nathan aproveitou para lançar o livro The Franchise E-Factor no Brasil, com direito a uma sessão de autógrafos. A obra apresenta o modelo comportamental das relações entre os participantes de redes de negócios e foi o tema mais esperado de sua palestra. O autor mapeou seis mudanças comportamentais do franqueado durante o processo do gerenciamento de negócio. São elas:

- SATISFAÇÃO (“Glee”) - O franqueado está um pouco nervoso sobre o seu novo empreendimento, mas também é animado e otimista sobre o futuro.

- GRATIFICAÇÃO (“Fee”) - O franqueado começa a se tornar sensível e preocupado com o valor da taxa a ser paga ao seu franqueador ou com os custos dos serviços ou produtos recebidos.

- EU (“Me”) - O franqueado conclui que seu sucesso é devido principalmente ao seu próprio esforço e despreza a contribuição do sistema de franquia. Ou se eles está com dificuldades, despreza suas próprias deficiências.

- AUTONOMIA (“Free”) - Esta fase caracteriza-se pela necessidade do franqueado demonstrar sua competência e afirmar a sua independência, assim testando os limites do sistema de franquia.

- POSIÇÃO (“See”) – Por meio de discussões francas e abertas, franqueado e franqueador melhor compreendem e respeitam os pontos de vista uns aos outros.

- NÓS (“We”) - O franqueado reconhece que o sucesso e a satisfação vêm com mais facilidade ao trabalhar com, e não contra, seu franqueador.

Por diversas vezes, Nathan se dirigiu ao público fazendo perguntas e estimulando a reflexão sobre temas abordados por ele. O especialista chegou a chamar ao palco alguns participantes e fechou sua palestra dando uma palhinha de sua veia artística: tocando e cantando uma música sobre franchising em seu violão.