Inteligência em Redes de Negócios

Notícias > Estratégias para Expansão de Produtos e Serviços

Enviado em 06 d May d 2009 por

O desenvolvimento de um projeto de expansão envolve a análise de estratégias que melhor se aplicam ao modelo e ao tamanho do negócio. Define os caminhos que devem ser percorridos pelo empresário para um crescimento sustentável.

Franquias
Uma estratégia aplicável a qualquer modelo de negócio é o Sistema de Franquias. Dentro dessa forma de expansão o empresário pode ainda optar por um ou mais tipos de franquias, detalhadas a seguir: Franquia Individual
. É concedido ao franqueado o direito de uso da marca e transferência de know how em um território determinado. Franquia de Conversão
. Concessão ao franqueado o direito de uso da marca e transferência de know how em um território determinado porém, para um empresário já instalado na região. Este converte seu negócio independente para os padrões determinado pelo franqueador. Franquia de Desenvolvimento da Área
. É concedida ao franqueado, o direito de desenvolver o mercado de determinada região. Além das franquias próprias, ele deve identificar franqueados na região e cumprir um plano de expansão. Ele faz a gestão dos franqueados instalados na região.Assina contrato de desenvolvimento de área com a franqueadora, e contrato de franquias para sua unidades próprias. Os franqueados por ele prospectados assinam o contrato diretamente com franqueadora. Master Franquia
. É concedido o direito de uso da marca, e transferência dee know how com direito de sub-franquear o negócio em uma região definida e obedecendo um plano de expansão definido contratualmente. Vale ressaltar que para a definição por um canal de venda ou distribuição de produtos e expansão dos negócios a empresa deve antes fazer um Estudo de Viabilidade sobre qual a estratégia oferece maior segurança para a marca e, a partir daí definir os processos e os padrões para uso dos franqueados e da própria franqueadora . A Lei 8995 contribui para essa segurança se a empresa Franqueadora fizer o dever de casa. O Licenciamento
Uma outra estratégia é o licenciamento de uso da marca, onde o empresário pode ceder o direito de uso de sua marca por terceiros, sem transferência de know-how de operação. Tanto para franquias como para licenciamento o empresário precisa do registro da marca no INPI ou em processo de registro. Outras estratégias também utilizadas são: unidades próprias, revendas e distribuidores.

Você pode se interessar também...