Passamos os últimos 3 anos no limbo dos varejistas globais, mas, recentemente, temos visto notícias promissoras e tudo indica que receberemos, nos próximos anos, uma nova leva de marcas internacionais ingressando no Brasil. Esta semana, a BK Brasil, que já opera o Burger King por aqui, anunciou a entrada da “Popeyes Louisiana Kitchen”, rede americana...
Caroline Bittencourt, diretora de inteligência de mercado do Grupo BITTENCOURT O que o franchising faz para a economia mundial é inegável. O modelo é adaptável às mais diversas culturas e geografias, por ser escalável, ajuda de forma significativa a economia local. Ao desenvolver uma rede, cria-se também toda uma cadeia de novos empreendedores, pessoas que...
Como a indústria está se beneficiando e se reinventando com a utilização do franchising, um modelo de expansão que tem provado ser adaptável e inovador na forma da indústria atender o usuário de seus produtos. Que o mundo vive verdadeiras transformações no campo da tecnologia, repercutindo em toda a cadeia dos negócios não se discute...
Lyana Bittencourt, diretora executiva Grupo BITTENCOURT Numa realidade em que são raros os mercados que podem ser considerados “oceanos azuis” – ou seja, aqueles em que a concorrência ainda não chegou ou não oferece risco – estar atento à renovação do modelo de negócios, sua proposta de valor e a forma que ela se apresenta...
De forma ampla o marketing abrange pontos estratégicos de qualquer negócio. Desde a localização do ponto, definição e desenvolvimento de produtos, definição do seu público alvo, até as estratégias de divulgação. Então a importância é brutal. Porém muitas vezes quando as pessoas falam em marketing estão restringindo o conceito apenas às estratégias de divulgação do...
O franchising no Brasil já conta com mais de 50 anos de história e alguns milhares de casos de sucesso - empresários que investiram em estruturar seus negócios e empreendedores que apostaram num determinado segmento ou marca. Com tanto repertório, podemos dizer que hoje o sistema no Brasil é maduro e democrático. Ou seja, de...
Neste momento, parece-me interessante explorar um pouco uma dúvida que me vem sendo questionada já há algum tempo: como escolher entre um contrato de licenciamento e um contrato de franquia para a realização de negócios no formato de rede ou sistema a ser gerenciado? A dúvida, na verdade, residem nos objetivos de cada modalidade contratual,...
Por quê é importante? Analisar a viabilidade de qualquer projeto de expansão de negócios pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso desse plano. Independentemente do canal de distribuição que o empresário pretenda utilizar não dá para arriscar, as variáveis de mercado e a dinâmica dos diversos canais e posturas dos concorrentes,...
Alguns cuidados são essenciais na hora de empreender no mercado de franquias. Ansiedade e pressa na hora da tomada de decisões, bem como agir com emoção não considerando a razão, são erros comuns entre os empreendedores iniciantes. Não basta escolher um bom ponto ou um setor com boa lucratividade se na hora da tomada de...
O que tem levado as empresas a se preocuparem tanto como o tema propósito? Durantes décadas e mais décadas as empresas eram reconhecidas no mercado pelo seu porte, pela imponência de suas estruturas físicas, pela estrutura organizacional, pelas hierarquias e pelo belo plano de carreira que oferecia a seus colaboradores. Sem deixar de falar que...