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Estudo de Viabilidade para a Expansão de Negócios

Enviado em 01 de April de 2009 por Claudia Bittencourt

Analisar a viabilidade de qualquer projeto de expansão de negócios pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso desse plano.

Por quê é importante?

Analisar a viabilidade de qualquer projeto de expansão de negócios pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso desse plano. Independentemente do canal de distribuição que o empresário pretenda utilizar não dá para arriscar, as variáveis de mercado e a dinâmica dos diversos canais e posturas dos concorrentes, torna cada vez mais arriscado implementar qualquer plano sem um embasamento técnico obtido por meio de um Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira, realizado por profissionais com competência para tal.

A empresa está preparada?

Muita vezes a empresa não tem informações organizadas e alguns aspectos como: custo do produto vendido, margem de contribuição de cada produto ou grupo de produtos; tícket médio, etc, não estão sendo analisados de forma que possam ser considerados para tomada de decisões na empresa. Quando isso acontece, faz-se necessário pensar antes, em organizar a casa, um trabalho de reestruturação, especialmente na área financeira, passa a ser uma necessidade emergencial.

O que é analisado?

Para analisar a Viabilidade de expansão de um negócio, ou do lançamento de um novo negócio, são considerados outros aspectos que aliado às análises financeiras complementam os fatores que contribuirão para uma boa tomada de decisão, com menores chances de erro. Entre estes fatores estão:

  • A análise da situação atual do negócio: evolução do faturamento, curva de crescimento, market share, nível de tecnologia adotado, capacidade de produção, quando for o caso, diferenciais, mix de produtos, propagando, estrutura organizacional e processos.
  • Análise do mercado e da concorrência, aqui analisa-se como a empresa está em relação aos concorrentes, em relação a inovação, imagem da marca no mercado, público alvo, canais de distribuição que utiliza e como estão estes canais em relação a performance de vendas e resultados e, aplica-se a matriz SWOT - a avaliação das oportunidades, ameaças, pontos forte e desafios.

O conjuntos dessas informações e a avaliação dos resultados financeiros da empresa é que darão condições para a projeção de um plano de expansão consistente.

Meio caminho andado

Se os fatores de mercado são favoráveis, e a empresa está em um estágio de desenvolvimento também favorável, com processos bem definidos, informatizada e com uma boa performance financeira - é auto sustentável -, a implementação de um plano expansão tende a evoluir de forma mais segura, resta então analisar qual o melhor canal ou canais devem ser utilizados.

E os canais de distribuição como estão?

Hoje está claro que quem define os canais que a empresa deve utilizar são os clientes, diferente do que se praticava a menos de dois anos atrás onde a grande preocupação era definir que canais utilizar e como não conflitar com canais tradicionais como os revendedores e distribuidores, estes por muito tempo definiram que produtos queriam vender, e não que produtos atendiam as necessidades dos clientes.

Porque o cliente é quem decide? Com o advento da internet e com a proliferação cada vez maior de novos produtos e serviços voltados para atender cada necessidade do cliente e lhe proporcionar o máximo de conforto e conveniência, vai levar a conta aquele que estiver mais próximo desses clientes no exato momento que ele precisar: a loja? A internet? a vendedora porta-a-porta? o leilão na tv? O catálogo? Ou todos eles? Cabe aqui uma boa análise no momento da realização do Estudo de Viabilidade. A vantagem competitiva das empresas não está mais nos produtos, e sim em suas estratégias para acessar o mercado e atender o cliente.

O plano de expansão

Com esse conjunto de fatos analisados e apurado o plano de expansão será traçado encima de bases sólidas. Os mercados potenciais a serem atingidos e o número de unidades a serem implementadas a cada ano será uma decisão coerente com as particularidades do mercado, da capacidade interna de investimento em estrutura, física e de pessoal, de investimentos em marketing e da força da administração para implementar o projeto e efetuar uma gestão eficaz.

Se fazendo um belo Estudo de Viabilidade o empresário ainda pode incorrer em erros imaginem sem - será o caos para o negócio e muito dinheiro jogado fora.

*Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo BITTENCOURT

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Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais melhor e mais rápido

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    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

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  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos para aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “O trabalho realizado em parceria com o Grupo Bittencourt e sua equipe nos trouxe uma maior clareza de nossos processos. Quase uma viagem de autoconhecimento. Desenvolver um novo negócio foi apenas o resultado desta nova ótica. Obrigado a todos os envolvidos!!!”

    Daniel Henrique Tada Ornellas

    Permute

  • “A Bittencourt trabalha com alto grau de profissionalismo e comprometimento com o projeto. Trazendo em uma linguagem simples e objetiva ao diagnostico e caminhos para o desenvolvimento do negocio de franquia.”

    Alex Pacheco

    Heliar

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • “A equipe que esta estruturando a nossa franquia nos surpreende a cada reunião. Nosso modelo de negocio é muito particular e todos os consultores se empenharam em conhecer as particularidades de forma profunda. Estamos muito confiantes de ter feito a escolha certa!”

    Rita Del Chiaro

    Del Chiaro

  • “Profissionalismo, Comprometimento, e Responsabilidade, acompanhados pela paixão no que fazem, são algumas das competências que fizeram a Bittencourt celebrar 30 anos de colaboração para o Varejo Brasileiro.”

    Marcia Pereira

    Alpargatas - Havaianas

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

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