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Grupo BITTENCOURT aponta fatores que influenciam na hora de montar uma franquia

Enviado em 06 de November de 2017 por Claudia Bittencourt, sócia e diretora geral do Grupo BITTENCOURT

Alguns cuidados são essenciais na hora de empreender no mercado de franquias. Ansiedade e pressa na hora da tomada de decisões, bem como agir com emoção não considerando a razão, são erros comuns entre os empreendedores iniciantes. Não basta escolher um bom ponto ou um setor com boa lucratividade se na hora da tomada de decisão o negócio escolhido não corresponder com as expectativas,  com o perfil e com  as competências do fraqueado.  

Levando esses tópicos em consideração, a diretora geral do Grupo Bittencourt, Claudia Bittencourt, listou algumas dicas para empreender com franquia e ser feliz:

1-    Escolha da franquia – Avalie bem as oportunidades de negócios e busque por setores que se encaixem com suas características, habilidades e experiências anteriores. É importante ressaltar que, dependendo da complexidade do negócio, é possível empreender em algo novo e com o que o franqueado não tenha tido contato antes. Durante o processo seletivo, o franqueador irá assimilar o perfil do candidato e analisar se ele tem condição de aprender o necessário.

2-    Perfil de investimento – São três os perfis de investimento e complexidade de uma franquia que o futuro candidato deve analisar. O primeiro perfil é de baixo e médio investimento com aplicação de até R$ 100 mil e com baixa complexidade de operação. Em geral  a operação é padronizado, quase mecanizada e que a má operação não envolve riscos para o consumidor. São as franquias de  prestações de serviços de limpeza, reparos e pequeno varejo.

O segundo, o investimento varia entre R$ 100 e R$ 500 mil e é de média complexidade. Nesse grupo  a operação também é padronizada, porém exige um conhecimento maior do franqueado em gestão de pessoas e de negócios. A má operação pode gerar perdas financeiras para o franqueado. Como exemplos podemos citar as franquias de  varejos em geral, lavanderias e escolas de idiomas.

O terceiro grupo exige um alto investimento, onde o valor ultrapassa R$ 500 mil. A operação também é padronizada, porém exige um conhecimento maior do candidato a franqueado em gestão de pessoas, negociação e finanças. A operação mal administrada pode gerar riscos para o consumidor e para a marca além de perdas financeiras para o franqueado. Seriam os restaurantes, parques infantis, buffet infantil, móveis planejados, por exemplo.

3-    Mercado e oportunidades – Existem muitas oportunidades para novos modelos e formatos de negócios e exploração de novas praças. Muitos dos segmentos que foram impactados pela crise, estão se reestruturando, porém existem oportunidades de nichos, como o on line, por exemplo. É preciso muita atenção aos mercados saturados, onde há muita concorrência e poucas oportunidades. Os negócios de modismos também são de risco elevado e os negócios que não foram testados pelo franqueador antes de lançada a franquia devem ser muito bem analisados. Neste último caso a franqueado vai correr os mesmos riscos que a franqueadora.

Tabela explicativa sobre investimento, segmento, complexidade,  oportunidades e o momento que o segmento está enfrentando.

4-   Calma- Cuidados importantes e vitais para se ter resultados positivos ao se tornar um empreendedor de franquia. Não permita que a emoção seja mais forte que a razão durante todo o processo de escolha do negócio. A ansiedade e a pressa podem ser preponderantes para se cometer erros na seleção do negócio ideal para seu perfil e valor que tem para investir. É fundamental pesquisar, pesquisar e pedir ajuda quando não tem certeza que está tomando a decisão certa. Tomar muito cuidado se o negócio que escolher está bem formatado e saber das competências e estrutura do franqueador. Muita atenção porque papel aceita tudo. É fundamental que haja a validação das premissas financeiras. E um fator que pode naufragar tudo: a desmotivação por entrar com expectativa errada do negócio, peça ajuda para outros empreendedores, amigos ou consultores especializados em franquias.

Conheça também os serviços do Grupo BITTENCOURT nas seguintes áreas:

 

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Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “A equipe que esta estruturando a nossa franquia nos surpreende a cada reunião. Nosso modelo de negocio é muito particular e todos os consultores se empenharam em conhecer as particularidades de forma profunda. Estamos muito confiantes de ter feito a escolha certa!”

    Rita Del Chiaro

    Del Chiaro

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “Profissionalismo, Comprometimento, e Responsabilidade, acompanhados pela paixão no que fazem, são algumas das competências que fizeram a Bittencourt celebrar 30 anos de colaboração para o Varejo Brasileiro.”

    Marcia Pereira

    Alpargatas - Havaianas

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

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