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Marketing Estratégico: Qual o momento de Reposicionar a Marca?

Enviado em 02 de April de 2009 por Liana Bittencourt

O reposicionamento da marca de um modo geral é exigido quando acontece ou estão previstas mudanças no mercado, principalmente na percepção do cliente em relação ao produto ou serviço.

O momento de reposicionamento é identificado quando há uma modificação, geralmente negativa, no ganho de mercado e nos resultados financeiros de uma determinada empresa.

Além disso, pode ter relação com a mudança de posicionamento da empresa (alteração de público alvo, redefinição de mix de produtos), ou ainda de tendências e movimento da concorrência.

O principal cuidado que a empresa deve tomar ao se reposicionar é ouvir o mercado. Pesquisas qualitativas geralmente trazem informações importantes para a tomada de decisão no que se refere a estratégia a ser seguida. Toda estratégia de reposicionamento visa melhorar a rentabilidade da operação, gerar riqueza, fluxo e fidelizaçao, sendo assim deve ser baseada nas informações e necessidades do mercado em que atua.

Depois de identificado as necessidades dos clientes e qual a percepção desses consumidores deve se analisar as tendências para o mercado a fim de definir a estratégia de acordo com os resultados previstos.

O reposicionamento pode revigorar a marca e trazer cada vez mais resultado, entretanto deve ser conduzida por profissionais especializados para não correr o risco de perder a identidade da marca e afastar os clientes atuais, se mal desenvolvido pode afundar uma marca.

O cuidado é não enveredar pelo campo da intuição. O embasamento técnico por meio de pesquisas sobre tendências e comportamento do consumidor é fundamental.

O certo é reposicionar a marca dentro de um conceito e de um estilo de vida de forma que contribua para relacionamento duradouro e que possibilite ter o cliente como um grande divulgador e defensor de sua marca, gerar emoção e desejo.

 

Casos de sucesso

 

Havaianas - de conceito de produto para público de poder aquisitivo baixo para público jovem e de alto poder aquisitivo, o produto não deixou de ser popular porém está nos pés de grandes personagens artísticas e jovens.

Outro exemplo visível no mercado é da C&A conhecida como uma loja que vende roupas de estilo a um bom preço, em seu 25º aniversário iniciou a campanha com a Top Gisele Bundchen, atraindo consumidores da classe A e B.

A PULMAN agregou um público diferenciado com o desenvolvimento da vasta linha de produtos ligth.

No sistema de franquias a ONODERA marca que atua no setor de estética e beleza passou também por um reposicionamento de sua marca, incluindo a mudança no seu logotipo e a forma de comunicação com o mercado e seu público alvo.

*Liana Bittencourt é sócia-diretora do Grupo BITTENCOURT

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Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • "Para realizar todo e qualquer projeto da Turma da Mônica, é necessário nos associarmos a empresas que acompanhem e entendam a importância e a responsabilidade que nossa marca tem com o nosso público, seja ele empresa ou o próprio público final. A parceria e o serviço que o Grupo Bittencourt traz nos oferecem não apenas a segurança de que estamos com as pessoas certas, na hora certa, mas também o carinho e o profissionalismo de que precisamos para que os nossos projetos alcancem o sucesso.“

    Mauro Souza

    Maurício de Souza Produções

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

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