Inteligência em Redes de Negócios

 

Artigos >

O Dia das Mães da crise

Enviado em 15 de May de 2017 por Grupo BITTENCOURT - Inteligência de Mercado

Razão e emoção dividem os brasileiros na hora de presentear

O Dia das Mães como segunda data mais importante de movimentação do varejo brasileiro, atrás apenas do Natal, traz consigo em 2017 a esperança de retomada das vendas e de movimentação do comércio brasileiro.

Na última semana do mês de abril, o Grupo BITTENCOURT realizou uma sondagem[1] de intenção de consumo com os clientes do portal Sua Franquia - principal portal do franchising brasileiro com foco na captação de investidores - para trazer uma visão geral de como os consumidores estão se preparando para a data.

Participaram da sondagem, cerca de 200 pessoas, de ambos os sexos maioria com idades entre 21 e 50 anos, empregados e com grau superior de escolaridade que responderam a um questionário online e trouxeram a visão de que na hora de presentear as mães, o consumidor se divide entre razão e emoção, mas não deixa a data passar em branco.

 

INTENÇÃO DE COMPRA

Entre os participantes do estudo, 75% disseram que irão presentear e entre aqueles que não irão, a maioria afirma estar com dificuldades financeiras. A dificuldade está presente mesmo entre aqueles que vão comprar, pois informam pretender manter o valor de investimento do ano anterior em 66% dos casos – gastando em média entre R$ 50 e R$ 150, pagando à vista.

Esses dados demonstram que os consumidores estão mais racionais na compra, cuidando para não gastar mais do que podem pagar e sem assumir dívidas. Avaliação que é corroborada por mais de 70% das pessoas que pretendem pesquisar antes de comprar, seja em lojas online ou físicas.

O fato de desejarem pesquisar os preços também faz com que metade das pessoas se programem para comprar os presentes com antecedência e avaliem mais de um lugar para comprar – 85% diversifica o local e as marcas de compra.


[1] O QUE É UMA SONDAGEM?

*Uma sondagem traz uma avaliação prévia e sem o rigor estatístico de uma pesquisa de opinião, porém em conjunto com a avaliação da consultoria, se traduz em uma tendência de mercado que deve ser observada e validada.

A EMOÇÃO PESA NO BOLSO...

Apesar de muitos afirmarem dificuldades financeiras, 64% das pessoas assumem que o fator emocional fala mais alto na hora de comprar um presente para o dia das mães e, portanto, se dispõem a gastar mais sempre de olho no que a pessoa deseja ganhar (conforme gráfico ao lado).


 

Ao escolher o presente, os itens mais procurados são roupas (52%), cosméticos (30%) e sapatos e acessórios (24%).

E entre os fatores que mais são levados em consideração estão: Qualidade (60%), Utilidade (53%) e Preço (40%).  Aspectos mais subjetivos do produto como exclusividade e se “está na moda” acabam por influenciar menos a decisão de compra.

A sondagem realizada traz o retrato do Brasil de hoje, no qual o consumidor ávido para voltar a consumir esbarra numa realidade que não o permite assumir riscos. Mesmo quando o coração fala mais alto é na hora de colocar a mão no bolso que a razão aparece. As mães podem respirar aliviadas e aguardar seus presentes que podem ser mais usuais e não tão marcantes e com isso terão que colocar em prática a máxima de que o que vale mais é a intenção dos filhos.

Conheça também os serviços do Grupo BITTENCOURT nas seguintes áreas:

 

Você pode se interessar também...


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “Profissionalismo, Comprometimento, e Responsabilidade, acompanhados pela paixão no que fazem, são algumas das competências que fizeram a Bittencourt celebrar 30 anos de colaboração para o Varejo Brasileiro.”

    Marcia Pereira

    Alpargatas - Havaianas

  • “Recomendamos os serviços prestados pela Bittencourt devido ao profissionalismo, conhecimento e capacitação dos profissionais envolvidos no projeto. Sem a Bittencourt não seria possível viabilizar o nosso projeto!”

    Ilie Soloviov

    Seawall Intercâmbio

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • "Para realizar todo e qualquer projeto da Turma da Mônica, é necessário nos associarmos a empresas que acompanhem e entendam a importância e a responsabilidade que nossa marca tem com o nosso público, seja ele empresa ou o próprio público final. A parceria e o serviço que o Grupo Bittencourt traz nos oferecem não apenas a segurança de que estamos com as pessoas certas, na hora certa, mas também o carinho e o profissionalismo de que precisamos para que os nossos projetos alcancem o sucesso.“

    Mauro Souza

    Maurício de Souza Produções

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

Nossos Canais

Fale com um Especialista
Tel +55 11 3660 2201
info@bcef.com.br


Veja Mais

Consultoria

Expansão

Gestão de Redes

Educação

Internacionalização

Real Estate

Varejo


Vídeos


Loja