Inteligência em Redes de Negócios

 

Artigos >

O Dia das Mães da crise

Enviado em 15 de May de 2017 por Grupo BITTENCOURT - Inteligência de Mercado

Razão e emoção dividem os brasileiros na hora de presentear

O Dia das Mães como segunda data mais importante de movimentação do varejo brasileiro, atrás apenas do Natal, traz consigo em 2017 a esperança de retomada das vendas e de movimentação do comércio brasileiro.

Na última semana do mês de abril, o Grupo BITTENCOURT realizou uma sondagem[1] de intenção de consumo com os clientes do portal Sua Franquia - principal portal do franchising brasileiro com foco na captação de investidores - para trazer uma visão geral de como os consumidores estão se preparando para a data.

Participaram da sondagem, cerca de 200 pessoas, de ambos os sexos maioria com idades entre 21 e 50 anos, empregados e com grau superior de escolaridade que responderam a um questionário online e trouxeram a visão de que na hora de presentear as mães, o consumidor se divide entre razão e emoção, mas não deixa a data passar em branco.

 

INTENÇÃO DE COMPRA

Entre os participantes do estudo, 75% disseram que irão presentear e entre aqueles que não irão, a maioria afirma estar com dificuldades financeiras. A dificuldade está presente mesmo entre aqueles que vão comprar, pois informam pretender manter o valor de investimento do ano anterior em 66% dos casos – gastando em média entre R$ 50 e R$ 150, pagando à vista.

Esses dados demonstram que os consumidores estão mais racionais na compra, cuidando para não gastar mais do que podem pagar e sem assumir dívidas. Avaliação que é corroborada por mais de 70% das pessoas que pretendem pesquisar antes de comprar, seja em lojas online ou físicas.

O fato de desejarem pesquisar os preços também faz com que metade das pessoas se programem para comprar os presentes com antecedência e avaliem mais de um lugar para comprar – 85% diversifica o local e as marcas de compra.


[1] O QUE É UMA SONDAGEM?

*Uma sondagem traz uma avaliação prévia e sem o rigor estatístico de uma pesquisa de opinião, porém em conjunto com a avaliação da consultoria, se traduz em uma tendência de mercado que deve ser observada e validada.

A EMOÇÃO PESA NO BOLSO...

Apesar de muitos afirmarem dificuldades financeiras, 64% das pessoas assumem que o fator emocional fala mais alto na hora de comprar um presente para o dia das mães e, portanto, se dispõem a gastar mais sempre de olho no que a pessoa deseja ganhar (conforme gráfico ao lado).


 

Ao escolher o presente, os itens mais procurados são roupas (52%), cosméticos (30%) e sapatos e acessórios (24%).

E entre os fatores que mais são levados em consideração estão: Qualidade (60%), Utilidade (53%) e Preço (40%).  Aspectos mais subjetivos do produto como exclusividade e se “está na moda” acabam por influenciar menos a decisão de compra.

A sondagem realizada traz o retrato do Brasil de hoje, no qual o consumidor ávido para voltar a consumir esbarra numa realidade que não o permite assumir riscos. Mesmo quando o coração fala mais alto é na hora de colocar a mão no bolso que a razão aparece. As mães podem respirar aliviadas e aguardar seus presentes que podem ser mais usuais e não tão marcantes e com isso terão que colocar em prática a máxima de que o que vale mais é a intenção dos filhos.

Conheça também os serviços do Grupo BITTENCOURT nas seguintes áreas:

 

Você pode se interessar também...


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “O trabalho realizado em parceria com o Grupo Bittencourt e sua equipe nos trouxe uma maior clareza de nossos processos. Quase uma viagem de autoconhecimento. Desenvolver um novo negócio foi apenas o resultado desta nova ótica. Obrigado a todos os envolvidos!!!”

    Daniel Henrique Tada Ornellas

    Permute

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • "Para realizar todo e qualquer projeto da Turma da Mônica, é necessário nos associarmos a empresas que acompanhem e entendam a importância e a responsabilidade que nossa marca tem com o nosso público, seja ele empresa ou o próprio público final. A parceria e o serviço que o Grupo Bittencourt traz nos oferecem não apenas a segurança de que estamos com as pessoas certas, na hora certa, mas também o carinho e o profissionalismo de que precisamos para que os nossos projetos alcancem o sucesso.“

    Mauro Souza

    Maurício de Souza Produções

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “Recomendamos os serviços prestados pela Bittencourt devido ao profissionalismo, conhecimento e capacitação dos profissionais envolvidos no projeto. Sem a Bittencourt não seria possível viabilizar o nosso projeto!”

    Ilie Soloviov

    Seawall Intercâmbio

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

Nossos Canais

Fale com um Especialista
Tel +55 11 3660 2201
info@bcef.com.br


Veja Mais

Consultoria

Expansão

Gestão de Redes

Educação

Internacionalização

Real Estate

Varejo


Vídeos


Loja