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O efeito colateral da democratização do franchising

Enviado em 28 de November de 2017 por Claudia Bittencourt, Sócia e Diretora Geral do Grupo BITTENCOURT

O franchising no Brasil já conta com mais de 50 anos de história e alguns milhares de casos de sucesso - empresários que investiram em estruturar seus negócios e empreendedores que apostaram num determinado segmento ou marca.

Com tanto repertório, podemos dizer que hoje o sistema no Brasil é maduro e democrático. Ou seja, de uma forma geral, não deve em nada aos mercados pioneiros no sistema seja em boas práticas de gestão, seja em relacionamento franqueado-franqueador. E é por isso que o sistema tem despertado o interesse dos mais diversos segmentos e portes de empresa.

No início era comum as pessoas relacionarem o franchising à marcas exclusivamente de alimentação ou ensino de idiomas. Hoje, muitos são os setores que se apropriaram desse modelo de negócios para expandir e ganhar mercado.

E é exatamente nesse ponto que o “efeito colateral” se revela.

Não raros vemos a seguinte história: um empresário abre um negócio, que começa a prosperar, a dar certo. Em menos de um ano, esse negócio começa a chamar a atenção de outros empreendedores que perguntam sobre o empreendimento, se é franquia ou não. Nesse momento, acende uma chama e ele pensa: “posso ser um franqueador!”. Ele faz algumas pesquisas na internet, entende um pouco do que pode ser feito, estrutura alguns manuais do negócio, faz um modelo de contrato de franquia e coloca uma placa no seu ponto de venda: “seja um franqueado” acompanhado de um número de telefone. Pronto, surge mais um franqueador no Brasil. Certo? Não! Errado. Muito errado.

A história que descrevo acima é cada vez mais comum. Com tantas marcas utilizando o modelo e com a popularização do que é o sistema de franquias não raro vemos negócios sendo tratados como franquia ou buscando franqueados sem que estejam efetivamente preparados ou estruturados para isso. Um grande risco para a marca, para o empreendedor-investidor, e também para a reputação do sistema de franquias.

O franchising não é para qualquer empresa e principalmente não é para qualquer empresário. Alguns pontos fundamentais do sistema estão sendo negligenciados, o que acaba sendo bastante irresponsável por parte de quem oferece essa oportunidade de negócio ao mercado.

O princípio básico do franchising é a replicação de um modelo testado e comprovadamente de sucesso. Um modelo de negócio que esteja com seus processos muito bem azeitados e que seja possível de ser replicado por outros empreendedores para que tenham também a possibilidade de prosperar.  Implica em investimento por parte do franqueador em estruturação de todo o suporte que ele deve prover ao franqueado, e muitas vezes esse investimento só retorna quando ele já possui algumas unidades franqueadas em andamento (e rentabilizando!). Implica em um negócio completamente novo, em que ele também vai ter que aprender a gerenciar. A gestão de uma rede de franquias é muito diferente da gestão de  uma única unidade própria.  É outro negócio, completamente diferente e que envolve riscos para capital de terceiros, se mal formatado e conduzido.

É algo que exige muita responsabilidade. Muita dedicação e principalmente muito preparo. Nos últimos dois anos vimos algumas redes nascerem e morrerem. Justamente por tentarem o caminho mais fácil, por não entenderem a complexidade (e responsabilidade) de se ingressar no sistema de franquias e não se preparem ou consultarem especialistas no modelo de negócio.

O franchising é sim um modelo de expansão que pode ser aplicado aos mais diversos tipos de negócios, setores da economia e portes de empresa. Mas para cada negócio, um plano exclusivo deve ser estruturado. Cada empresa tem suas particularidades e às vezes pode até se julgar pronta para franquear, mas com um olhar mais aprofundado podem ser levantadas questões chave que vão exigir um tempo maior de maturação do negócio até que ele efetivamente se converta num modelo franqueável.

É por isso que cada vez mais se faz necessário o auxílio dos especialistas no setor para que haja uma depuração dos modelos de negócios que podem ser franqueados dos que não podem; dos empresários com potencial franqueador de fato, dos aventureiros.

É por acreditarmos no sistema e termos total ciência da nossa responsabilidade enquanto especialistas no assunto que não fazemos projetos de franquia, mas sim, estudamos cada negócio a fundo para entender qual a melhor estratégia de expansão, se o negócio é ou não franqueável, e não temos nunca, receio de dizer não e ajudar o empresário a dar um passo para trás e se estruturar efetivamente para começar a implantar o sistema.

Da mesma forma que temos visto esse processo de “qualquer um pode ser franqueador” também temos visto profissionais se aventurando a orientar empresas para expansão com franquias sem o domínio do tema, o que acaba sendo um risco para a marca. Também há de se tomar cuidado com esse efeito colateral. O papel aceita tudo, mas só a experiência no sistema, no contato com as redes, na estruturação de negócios e na prática do franchising vai efetivamente ajudar o empresário atingir seus objetivos de crescimento com o franchising.

Então, siga a receita e cuidado com os efeitos colaterais!

Conheça também os serviços do Grupo BITTENCOURT nas seguintes áreas:

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Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “A equipe que esta estruturando a nossa franquia nos surpreende a cada reunião. Nosso modelo de negocio é muito particular e todos os consultores se empenharam em conhecer as particularidades de forma profunda. Estamos muito confiantes de ter feito a escolha certa!”

    Rita Del Chiaro

    Del Chiaro

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

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