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Qual o peso do marketing em um negócio?

Enviado em 04 de December de 2017 por Caroline Bittencourt, Diretora de Inteligência de Mercado

De forma ampla o marketing abrange pontos estratégicos de qualquer negócio. Desde a localização do ponto, definição e desenvolvimento de produtos, definição do seu público alvo, até as estratégias de divulgação. Então a importância é brutal.

Porém muitas vezes quando as pessoas falam em marketing estão restringindo o conceito apenas às estratégias de divulgação do negócio. E nesse ponto temos visto já há alguns anos, uma mudança nas estratégias das empresas.

Muito do investimento que era destinado às mídias tradicionais e de massa como tv, rádio, revistas e jornais migrou para mídias mais segmentadas e online. Isso acontece por alguns motivos:

Investimento otimizado. As redes sociais permitem uma comunicação mais segmentada e acessível. Os custos são menores e permitem que negócios dos mais diversos tamanhos invistam na comunicação direta com o seu consumidor final;

Segmentação – nesse campo temos um ganho extraordinário – é possível falar diretamente com o consumidor de acordo com suas preferências, hábitos e atitudes. Dessa forma, a marca pode criar um diálogo com o consumidor e não apenas uma comunicação de via única. O engajamento com a marca torna-se maior e mais duradouro.

Conteúdo – muito do que se tem produzido hoje em termos de comunicação efetiva com o consumidor é por meio da geração de conteúdo relevante e direcionado. A divulgação do negócio simplesmente com foco em venda pouco engaja e chama a atenção. No entanto, o inbound marketing – que tem como foco principal a geração de conteúdo – tende a reter a atenção do consumidor por trazer informação relevante e de interesse dele.

Outra estratégia que tem sido bastante explorada e faz parte dos investimentos em marketing é a geração de experiências no ponto de venda. Uma ambientação diferenciada, um atendimento mais próximo e cuidadoso, a transparência na transmissão da história da marca e do seu propósito, enfim, formas de atrair o cliente para o ponto de venda e encantá-lo.

Com isso, a experiência dele com a marca se torna memorável e a possibilidade desse consumidor reverberar isso em sua própria rede de contatos é bem grande. Todo esse investimento acaba retornando em forma de mídia espontânea que é bastante efetiva.

E justamente por essa grande efetividade também há de se tomar cuidado com o efeito contrário. Uma marca pode ter sua reputação destruída por uma experiência de consumo ruim que reverbera nas redes sociais.

Qual a importância de cuidar do marketing da empresa?

Simplesmente pela máxima “quem não é visto, não é lembrado”.  A marca deve estar presente na mente do consumidor sempre que ele precisar comprar um determinado produto ou serviço. As informações sobre a empresa devem estar acessíveis nos mais diversos canais de comunicação, de forma clara, relevante e com intenção de estabelecer um relacionamento com esse consumidor.

O foco “venda, venda, venda” funciona hoje para poucos segmentos. O foco deve ser em valor e não em preço. Uma vez que a diferenciação por produto está cada vez mais difícil, muitos hoje são commodities com pouca ou nenhuma diferenciação.

Como o empreendedor deve explorar esse lado do marketing?

- Transmitir valor e não apenas preço. Ou seja, porquê o consumidor deve comprar de você e não do concorrente? O que o diferencia?

- Tratar esse consumidor como único. Um relacionamento one- to-one é um desafio, porém extremamente necessário.

- Direcionar toda a comunicação para que o que o consumidor deseja ouvir e não apenas no que a marca deseja falar. Cuidar sempre de que seja uma comunicação de via dupla;

- Deixar as informações sobre seu produto, serviço e também sobre a empresa disponíveis. Hoje o consumidor se informa bastante antes de ter o primeiro contato com a empresa. E nessa comunicação transparência é fundamental. Contar histórias verdadeiras e focar em fornecer informações úteis, confiáveis e relevantes. Não dá para escapar do efeito causado pela conectividade. As pessoas esperam encontrar informações sobre a marca sempre que desejarem e em todos os lugares

- Tudo que se vê nas redes sociais é uma vitrine de estilo de vida com celebridades, anônimos que tem milhares de seguidores, e as pessoas acabam buscando isso como estimulo para melhorarem suas percepções sobre si mesmas. Hoje as marcas precisam entender que o status hoje migrou do “o que eu tenho” para “quem eu sou”. Ajudar o consumidor a se tornar quem ele deseja ser, pode ser um caminho bastante interessante para muitas marcas.

Todos esses pontos apesar de já estarem difundidos ainda são negligenciados por algumas empresas. Então vale olhar para como sua empresa está atuando e fazer ajustes. Num momento onde todos precisam otimizar recursos pode ser exatamente no marketing que os recursos estão escapando por entre os dedos.

Conheça também os serviços do Grupo BITTENCOURT nas seguintes áreas:

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Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

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    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • "Me sinto à vontade para falar do Fórum Internacional de Franquias do Grupo BITTENCOURT porque essa é a 4ª edição e eu participei de todas as edições. Posso dizer que estão todos de parabéns porque o nível da palestras, da organização, de profissionalismo e de conteúdo que a gente atingiu nesse Fórum vai servir muito como um dos melhores cases que a gente tem hoje no sistema de franquias."

    Osvaldo Moscon

    O Boticário

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

  • “A equipe que esta estruturando a nossa franquia nos surpreende a cada reunião. Nosso modelo de negocio é muito particular e todos os consultores se empenharam em conhecer as particularidades de forma profunda. Estamos muito confiantes de ter feito a escolha certa!”

    Rita Del Chiaro

    Del Chiaro

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • “A Bittencourt trabalha com alto grau de profissionalismo e comprometimento com o projeto. Trazendo em uma linguagem simples e objetiva ao diagnostico e caminhos para o desenvolvimento do negocio de franquia.”

    Alex Pacheco

    Heliar

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “O trabalho realizado em parceria com o Grupo Bittencourt e sua equipe nos trouxe uma maior clareza de nossos processos. Quase uma viagem de autoconhecimento. Desenvolver um novo negócio foi apenas o resultado desta nova ótica. Obrigado a todos os envolvidos!!!”

    Daniel Henrique Tada Ornellas

    Permute

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

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