Descoberta e Engajamento pelo Propósito da Marca

Um apoio especializado na  jornada que levará à descoberta do propósito da marca, utilizando metodologia desenvolvida pelo Grupo BITTENCOURT a partir de pesquisas profundas e também de contato com especialistas no tema.

O trabalho passará pelas  seguintes etapas de descobertas:

  • Imersão na história e na memória da corporação;
  • Sensibilização das equipes em torno do tema;
  • Mapeamento da jornada da marca rumo ao propósito claro e que engaja

O trabalho todo é conduzido por meio de metodologia formatada e com processos e ferramentas específicas para cada fase com reuniões presenciais, workshops de cocriação com as equipes, vivências, apresentações e relatórios finais.

Ao final do trabalho o cliente terá o seu propósito definido e pronto para aplicá-lo no direcionamento dos negócios, tomada de decisões e relacionamento com os mais diversos públicos, sabendo assim como e porquê faz a diferença na vida das pessoas que estão envolvidas ou que são impactadas direta ou indiretamente por ele.

PROPÓSITO QUE ENGAJA DE FATO

O que tem levado as empresas a se preocuparem tanto como o tema propósito?

Durantes décadas e mais décadas as empresas eram reconhecidas no mercado pelo seu porte, pela imponência de suas estruturas físicas,  pela estrutura organizacional,  pelas hierarquias e pelo belo plano de carreira que oferecia a seus colaboradores. Sem deixar de falar que no local mais nobre da empresa, estavam lá estampadas: a missão, a visão e os valores.

Os jovens ao saírem das mais renomadas universidades tinham como objetivo galgar uma vaga como trainee em uma dessas corporações  e nela fazer carreira e lá ficar,  quem sabe, até se aposentar.

A cada ano que passa essa realidade tem se tornado mais distante, por diversos motivos, os principais dizem respeito ao avanço da tecnologia,  da internet e ao perfil da nova geração.  A  internet descortinou o mundo, em todos os sentidos, desde a violência, que sempre existiu mas nem todos viam, até os eventos mais belos  da natureza.  Disponibilizou conhecimento, tornando-o sem dono,  de todos. Permitiu à população, de qualquer parte do mundo, o  acesso a tudo que queriam conhecer ou experimentar, mesmo que  virtualmente.

O acesso ao conhecimento potencializou o mundo das ideias, lógico! Mais conhecimento, mais insights, mais ideias, mais novos negócios, novas empresas, novos serviços, novos produtos. Começaram a surgir startups, e as empresas, aquelas de estruturas imponentes, com missão, visão e valores, etc., começaram a  se sentirem  incomodadas e provocadas, algumas até perderam mercado, e outras sumiram, não deu tempo.

Neste contexto tudo vem  se tornando volátil, passageiro, curta duração. Quando surge uma tecnologia nova, ou um serviço novo, ou um produto revolucionário, na cabeça de qualquer pessoa vem a pergunta:  Por quanto tempo? Será substituído em quanto tempo?

Mas,  por incrível que pareça, frente a todas essas mudanças que são racionais e tangíveis  surge algo que também está provocando e chamando a atenção dos líderes das empresas,  parte também  provocado  pela nova geração, algo que é intangível e está no campo das emoções e  dos sentimentos  que é o PROPÓSITO, a essência,  a alma da empresa. É algo  muito além do lucro, que dá sentido e norteia todas as ações da empresa.

O propósito de uma empresa tem a ver com o propósito de seus líderes,  o que essas pessoas defendem, acreditam e  querem mudar no mundo e que levam para suas empresas.  É algo absoluto, não muda, fica impregnado na pessoa, que por onde passa deixa rastros, deixa exemplos, é natural, não é uma frase. Quando levado para a empresa ela se torna forte, não vulnerável, perene.

Empresas com propósito atraem a nova geração, que buscam se relacionar com algo que faça sentido em suas vidas e que querem ter experiências gratificantes com a marca. São  exemplo e seus produtos são desejados.

A grande indagação e reflexão  para os empresários é: Qual o propósito de sua empresa? Que diferença ela faz na vida das pessoas e no meio que está inserida? Em que  fará falta se um dia deixar de existir?

Quer descobrir? O Grupo BITTENCOURT te leva nessa jornada!

NOSSOS SERVIÇOS

DEPOIMENTOS

Cases


Nosso jeito de ser