Inteligência em Redes de Negócios

 

Formatação de Franquias

AVALIAÇÃO DE ‘FRANQUEABILIDADE e FORMATAÇÃO DE FRANQUIAS

Os primeiros passos para o ingresso no franchising

Para ingressar no sistema de franquias o empresário precisa se preparar. Um projeto de ingresso no franchising envolve uma série de etapas a serem seguidas para que o empresário atue de forma responsável e com menores riscos. O franchising exige preparação e profissionalização das operações e contar com o apoio de profissionais conhecedores e especialistas no segmento é fundamental.


A Avaliação de Franqueabilidade, termo comum no franchising,  envolve um amplo estudo técnico,  realizado por  empresa ou profissional especializado em estratégia e finanças e conhecedores do sistema de franquias,  para avaliar a viabilidade da aplicação do sistema de franquia para expansão de um determinado negócio.

É o momento que o empresário deve fazer uma avaliação profunda sobre todos os aspectos que envolvem a sua marca e o conceito do seu negócio, atuais e futuro, uma vez que vai replicar esse conceito para empreendedores, além de conceder o direito de uso da marca.

Aspectos como os citados abaixo, devem ser revisitados, e o ideal é que seja por profissionais com pensamentos e visões isentas de qualquer apego e emoção:

  • Visão, missão e valores;
  • O conceito do negócio;
  • O público alvo;
  • A estrutura organizacional e de pessoas;
  • Posicionamento e conceito da marca;
  • As competências internalizadas e as necessárias;
  • Os processos e políticas internas;
  • O mercado em que está inserida;
  • Tendências e comportamento do consumidor;
  • Os canais de distribuição atuais e o impacto do franchising nestes canais ou, a migração futura desses canais para o franchising;
  • A concorrência e o posicionamento da empresa em relação a esses competidores;
  • Demonstrativo de resultados da empresa no momento atual e as projeções futuras, considerando os investimentos necessários para a implantação de uma estrutura para a expansão com franquias e a remuneração e os custos adicionais a partir das franquias;
  • Simulações de resultado do franqueado, levando em consideração três cenários e aberto mês a mês para no mínimo cinco anos, ou que mostre os estágios de desenvolvimento da unidade franqueada, por exemplo: necessidade e capital de giro e o prazo de retorno do investimento quando atinge o ponto de equilíbrio.

Uma das principais finalidades desse estudo está na avaliação da condição do futuro parceiro, o franqueado, se rentabilizar com a franquia por ele adquirida e obter o retorno do capital investido.

Nesse sentido as projeções financeiras de resultado do franqueado devem ser realizadas levando em consideração três cenários e detalhadas mês a mês, por um período mínimo de cinco anos, e que demonstre claramente os estágios de desenvolvimento da unidade franqueada, por exemplo: quando atinge o ponto de equilíbrio, a necessidade de capital de giro, a lucratividade e o prazo de retorno do investimento.

Uma segunda finalidade de igual importância é a de atender a necessidade do empresário, dono da marca, de ocupar mercado, ganhar capilaridade e aumentar o valor da marca.

Além das reflexões e análise dos aspectos citados acima, a operação da franqueadora deve ser rentável, nesse sentido devem ser realizados os demonstrativo de resultados da empresa no momento atual e as projeções futuras considerando os investimentos necessários para a implantação de uma estrutura para a expansão com franquias e a remuneração e os custos adicionais a partir das franquias.

Estas duas equações, vão definir do ponto de vista financeiro a viabilidade de aplicar o sistema de franquias para a expansão do negócio, complementado pela análise dos aspectos ligados à estrutura organizacional, processos, tecnologia e pessoas, envolvidas direta e indiretamente na gestão da rede.

E, de fundamental importância a definição do perfil ideal do franqueado. Com todos esses cuidados, o empresário preencherá as principais condições para sustentar uma rede de franquias saudável e lucrativa.

Conte com o Grupo BITTENCOURT para essa importante etapa do seu negócio.

 

Conheça também os serviços do Grupo BITTENCOURT nas seguintes áreas:

 


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “Profissionalismo, Comprometimento, e Responsabilidade, acompanhados pela paixão no que fazem, são algumas das competências que fizeram a Bittencourt celebrar 30 anos de colaboração para o Varejo Brasileiro.”

    Marcia Pereira

    Alpargatas - Havaianas

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

  • "Me sinto à vontade para falar do Fórum Internacional de Franquias do Grupo BITTENCOURT porque essa é a 4ª edição e eu participei de todas as edições. Posso dizer que estão todos de parabéns porque o nível da palestras, da organização, de profissionalismo e de conteúdo que a gente atingiu nesse Fórum vai servir muito como um dos melhores cases que a gente tem hoje no sistema de franquias."

    Osvaldo Moscon

    O Boticário

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

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