FORMATAÇÃO DE FRANQUIAS

O empresário deve iniciar com um Plano Estratégico de Expansão no qual serão analisadas as estratégias que melhor se aplicam ao modelo, ao perfil e ao tamanho do negócio.

Um negócio com marca consolidada, processos padronizados, infraestrutura operacional e tecnológica, e com recursos humanos capacitados, tem potencial para expandir por meio de franquias. Um negócio de sucesso é um excelente ponto de partida para a estruturação da franquia.

O projeto de formatação contempla fases fundamentais para a estruturação do negócio e da franqueadora para início da expansão pelo sistema de franquias.

 


Estudos de Viabilidade e Franqueabilidade do Negócio

Um estudo completo sobre a viabilidade econômica financeira de negócios pode ser desenvolvido para embasar tecnicamente o empresário sobre o futuro dos negócios a curto, médio e longo prazo. O Estudo de Franqueabilidade analisa a viabilidade da aplicação do sistema de franquias para a expansão da marca e distribuição dos produtos. Um estudo amplo que avalia a potencialidade dos mercados alvo e a rentabilidade do negócio para os futuros franqueados e para a franqueadora.


Mapeamento dos Mercados Potenciais e Plano de Expansão

Para a elaboração do Plano de Expansão são levantados por meio de ferramentas mercadológicas os municípios com melhor potencial para expansão do negócio.

É feito um cruzamento do perfil do negócio com o perfil da região e consumo da população. De acordo com as particularidades do negócio outros fatores são levados em consideração para levantar o potencial para implantar franquias nas diversas regiões do País.


Elaboração dos Instrumentos Jurídicos (Circular de Oferta de Franquia e Contrato)

Elaboração dos instrumentos jurídicos necessários para a formalização da relação do franqueador com o franqueado, tudo de acordo com a Lei 8955 que regulamenta o sistema de franquias no Brasil.


Mapeamento dos Processos e Manuais de Operação e Gestão

O franqueado ao entrar numa rede de franquia espera receber instrumentos e ferramentas que o ajudarão na gestão do negócio. Os manuais de operação tem essa função além de tangibilizar a transferência de know-how. Serão desenvolvidos os manuais necessários para a operação do franqueado e também para a equipe da franqueadora.


Definição do Perfil do Franqueado Ideal

Fundamental para o início da expansão é a definição do perfil do franqueado ideal para operar o negócio, ferramentas com fundamentos científicos são utilizados para que o franqueador tenha em sua rede franqueados comprometidos e geradores de resultados.


Definição e Ajuda na Estruturação e Implantação da Empresa Franqueadora

Qual vai ser a empresa franqueadora (pessoa jurídica e estrutura societária), a estrutura organizacional e de pessoal, cargos e atribuições, serão também definidos nesta etapa do trabalho. A implantação da franqueadora é toda orientada pelos consultores alocados no projeto de forma que a empresa inicie com segurança o processo de expansão.

NOSSOS SERVIÇOS

DEPOIMENTOS

Cases


Nosso jeito de ser