GESTÃO DE REDES DE FRANQUIAS

A utilização do franchising como forma de expansão atribuiu uma condição inigualável para o crescimento exponencial dos negócios e potencialização do valor da marca.  Com o franchising o empresário dono da marca pode replicar o seu modelo de negócio utilizando diferentes formatos e conceitos, para diferentes mercados e diferentes públicos, permitindo uma maior proximidade com os consumidores de seus produtos, garantindo assim uma maior lembrança da marca na mente de seu público alvo.

Como materializar em resultados o poder do franchising

Todos os atributos positivos do franchising só serão materializados em resultados para a rede e para a marca, se for conduzido por um bom sistema de Gestão de Redes de Franquias, o que transcende ao processo de formatação de uma marca para expansão com franquias. A eficácia de um bom  sistema de Gestão de Redes de Franquias é proporcional ao nível de organização e de estruturação da empresa franqueadora, o que deve estar sustentada nos  quatro pilares de sucesso para  qualquer tipo de organização : A Estrutura Organizacional da franqueadora, os Processos,  a Tecnologia aportada  e a competências dos profissionais responsáveis pela gestão da rede.

Estrutura da Gestão de Redes de Franquias

Quanto a Estrutura Organizacional é importante ressaltar que a  gestão de uma  Rede de franquias   exige Estrutura  dedicada com as áreas muito bem definidas e com os Processos devidamente mapeados e formalizados, para que a empresa consiga  atender as demandas de suporte da  rede de franquias.  Os profissionais responsáveis pela Gestão da Rede devem receber capacitação quanto ao modelo de negócio formatado e os detalhes da operação, e devem ter formação e experiência alinhada com a cultura e a essência do franchising, e, a partir desse conhecimento utilizarem as ferramentas de gestão disponíveis para apoiar e orientar os franqueados no desenvolvimento e operação com excelência de sua unidade.

A tecnologia tem uma função importante e hoje quase que vital para a gestão da rede, só com dados e informações precisas  é possível desenvolver indicadores de performance e acompanhar com maior  precisão  os resultados da rede.  A tecnologia deve suportar todos os processos de gestão tanto pelo franqueado em sua unidade, como pela  franqueadora no processo de gestão da rede.

Os processos e as Ferramentas de Gestão da Rede de Franquias

Um rede de franquias de sucesso é aquela onde os franqueados,  engajados com a marca,  conseguem atingir os resultados projetados e a remuneração do seu capital investido no negócio, e,  para que esse  processo aconteça a franqueadora precisa estar junto envolvida com o sucesso do franqueado, fomentando ações para  melhoria de resultados,  por meio de orientações assertivas em  marketing, finanças e vendas, além de programas de  capacitação continuada  aos franqueados e sua equipe em todos os aspectos que envolve a operação da franquia.

A Consultoria de Negócio e os programas de capacitação como instrumentos de Gestão da Rede de Franquias

Uma forma de fazer esse acompanhamento de perto é  por meio da Consultoria de Campo ou de Negócios, uma das áreas  que compõe a estrutura organizacional  da franqueadora, com profissionais dedicados à prestar serviços para os franqueados da rede, com um objetivo claro de apoia-los para  que obtenham os resultados projetados,  utilizando ferramentas digitais, para acompanhamento da performance  em tempo real.  Aqui a tecnologia é imprescindível para fornecer dados e relatórios gerenciais da unidade que possibilite  a ação da consultoria tanto preventiva como corretiva.

Além da consultoria de negócios, a área de capacitação complementa esse suporte, a partir das deficiências detectadas na rede, os próprios  consultores de negócios e  os profissionais de capacitação atuam para correção desses pontos.

Tanto a consultoria de negócio como a área de capacitação devem  trabalhar  com um plano de ação estruturado e personalizado  com base nas necessidades dos franqueados,  não vale o mesmo remédio para dores diferentes. De acordo com o estágio  de desenvolvimento de cada franqueado serão  estruturados serviços para  elevar  a  sua maturidade  do parceiro como empreendedor e responsável pelos resultados da  unidade sob seu comando. Serviços padronizados e genéricos não surtirão os efeitos necessários.

Geralmente os franqueados recebem um treinamento antes de iniciar a operação da franquia, porém só esse momento não é o suficiente para mantê-lo alinhado e orientado para a execução das atividades do dia a dia da operação, o processo de capacitação deve ser contínuo, com programas também  direcionados para a equipe do franqueado.

Os manuais como ferramenta de Gestão de Rede de Franquias

Manuais são bem vindos e todas as redes utilizam, porém se não retratarem a realidade do dia a dia da operação do franqueado  e não passarem por constante atualizações, terão  pouca utilidade para os franqueados. No processo de gestão da rede de franquias os manuais retratam a materialização da transferência de know how. Fazer com que os franqueados utilizem essa ferramenta é um desafio, por isso o hábito deve ser incentivado pelos consultores de negócios, e os franqueados devem enxergar os benefícios que eles proporcionam. Uma função importante  dos manuais é ser utilizado como um instrumento de treinamento para a equipe no dia-a-dia da operação.

Devem estar disponíveis  e de fácil acesso, preferencialmente de forma digital para que cumpra sua utilidade no momento da necessidade.

E a comunicação qual o seu papel na gestão da rede de franquias?

A comunicação entre franqueado e franqueador deve ser fluída, com tempo de resposta que atenda aos anseios e as reivindicações da rede e da franqueadora. Um bom sistema de comunicação, pressupõe  um canal aberto e definido para o relacionamento com a rede e utilizado com  total transparência por todos.

Superando desafios na Gestão de redes de franquias

O grande desafio para as empresas franqueadoras e sustentar a  rede de franquias ao longo do tempo, com franqueados engajados, sendo remunerados pela sua dedicação à marca e contribuindo com o sucesso do sistema como um todo. Praticar uma boa gestão levando em consideração todos os aspectos  aqui citados  é o caminho e a garantia para a sustentação do negócio de franquia.

 

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