O Franchising é caracterizado pela transferência do know-how da franqueadora na condução do negócio para o franqueado que vai operar a unidade.

A formalização dessa transmissão de conhecimento acontece por meio dos manuais da franquia. Documentos estes que são entregues na assinatura do contrato e devem estar “vivos”, ou seja, atualizados e com o passo-a-passo para a condução do negócio.

O manual da franquia é o que documenta o modelo de negócios que será replicado pelo franqueado. Ele tangibiliza a relação de franquia e, se bem estruturado, não vai permitir que o franqueado tenha surpresas que não saiba lidar na operação. Isso acontece porque entre outras funções que desempenha, ele é a principal fonte de pesquisa e também de capacitação dos franqueados da rede.

É ele que vai permitir que o franqueado, após o treinamento inicial, consiga continuar operando dentro dos padrões da rede ao longo do tempo.

A confecção dos manuais da franquia exige equipe capacitada e especializada em mapeamento e desenho de processos operacionais.

Fazem parte desse trabalho:

  • Imersão nas operações existentes
  • Mapeamento dos processos
  • Desenho dos processos
  • Estruturação dos processos em manuais de forma didática
  • Diagramação e entrega

Os manuais de uma forma geral contém a propriedade intelectual do franqueador e são cedidos aos franqueados para uso durante a vigência do contrato de franquia.  Eles devem traduzir a filosofia da empresa, seus valores, políticas e procedimentos da marca, práticas administrativas, de marketing, de gestão das equipes… enfim, de como replicar eficazmente o modelo de negócios do franqueador e o conceito da marca.

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