Internacionalização de Negócios


Planejamos estrategicamente a expansão do seu negócios em mercados internacionais

A internacionalização de negócios, por meio da expansão de suas operações e da concessão do direito de uso de sua marca para os mercados externos, vem sendo considerada uma questão ligada à própria sobrevivência das organizações em mercados cada vez mais competitivos.

A crescente interligação entre nações induziu o aumento do comércio internacional e a expansão do investimento intercontinental. 

Dessa maneira, para que as empresas possam desfrutar das novas oportunidades e, ao mesmo tempo, reduzir ou eliminar as eventuais ameaças inerentes a este novo ambiente competitivo, surge também o grande desafio da internacionalização de negócios.

O processo de internacionalização de negócios

A expansão internacional dos negócios passa pela mente de boa parte dos empresários, seja pelo esgotamento do mercado interno, para testar novos mercados, por questão de oportunidade, para buscar valorizar a marca, sonho expansionistas… enfim, razões são diversas.

Não são poucos os que embarcaram nessa expansão e se depararam com imensas dificuldades, que lhes forçou a recuar e/ou lhes custou muito dinheiro, pela simples falta de atenção e planejamento que esse grande passo requer. No entanto, quem faz de maneira consciente dos passos e investimentos necessários, aumentam substancialmente as chances de êxito, além de lhes trazer experiência para alçar mais mercados e ir ainda mais longe.

As empresas que obtiveram sucesso, não utilizaram fórmulas mágicas ou fizeram malabarismos secretos, e sim, respeitaram a responsabilidade que é a decisão pela expansão internacional do negócio e se prepararam para ela, e em grande parte, contaram com o apoio especializado de quem tem experiência no mercado de destino e entende desse processo.

Ressaltamos, desde já, que o planejamento a ser realizado envolve muita pesquisa, e as pesquisas jamais poderão ser vista como um gasto. Na verdade, elas são investimentos que vão muito contribuir para que você não perca dinheiro, nem tempo.

Conheça alguns itens fundamentais para a tomada de decisão pela Expansão Internacional do seu negócio, anteriores à expansão em si, de forma que o faça de maneira segura e fundamentada.

 

Análise aprofundada do Mercado

Quando falamos em análise aprofundada significa não só olhar o mercado em si, mas ter dados suficientes que indiquem a possibilidade da aderência de seu produto a esse mercado.

Essa análise talvez seja a etapa mais importante, ela vai passar desde pelos dados demográficos e de consumo, desafios jurídicos, comportamentais, religiosos, visão geral do sistema tributário do país, dados gerais do segmento em estudo, potencial de consumo.

Passada a visão geral, devemos nos aprofundar em benchmarkings e tendências do mercado a ser explorado com levantamento e análise de boas práticas em termos de estratégias, canais, formatos de lojas, tecnologia, serviços, operações, desempenho, distribuição e experiência, visando perceber o mercado e abrir a mente para novas práticas.

De forma mais focada, o próximo estudo deverá contemplar quem serão seus concorrentes, seja em produtos, em modelo de negócio, em cadeia de consumo. Muito importante verificar de forma clara quem são seus competidores, como se comportam, onde estão e quais são os resultados de seus negócios.

 

Análise do Consumidor

 

Tão importante quanto saber dos negócios no mercado a ser explorado, é entender o comportamento do consumidor, em relação à assimilação do produto, explorar perspectivas de soluções, captar insights não atendidos e entender a jornada de compra dos consumidores que possam promover melhorias no seu produto/serviço diretamente ligadas aos costumes locais. Para este estudo deve-se considerar aplicação de técnicas de pesquisa e consulta de operadores locais para entendimento das percepções.

 

Análise do Produto e posicionamento

 

Essa etapa é necessária para verificar onde seu produto/serviço se encaixa no mercado.

Deverão ser levados em consideração os seguintes aspectos:

  • Custos e margens
  • Capacidade produtiva
  • Capacidade logística
  • Existência de insumos locais
  • Entre outros

Com as informações obtidas você terá maior clareza dos investimentos, adequações e possíveis parcerias necessários à concretização da expansão.

 

Como a marca de seu produto/serviço pode ser inserida no mercado pretendido

 

A sua marca deve ser possível de expandir em mercados internacionais, ou seja, deve possibilitar entendimento e pronúncia nos mais diversos idiomas, isso porque algumas expressões em português podem ser mal interpretadas em outra língua. Outro aspecto bastante importante em relação à sua marca é verificar se não há marca idêntica já atuante no mercado ou que possa causar confusão para o consumidor, a fim de que se obtenha o regular registro.

Hoje, com a adesão do Brasil ao protocolo de Madri, é possível solicitar o registro de uma só vez em diversos países de maneira simplificada, importante consultar essa possibilidade e comparar com pedido de registro tradicional, e fazê-lo da forma mais vantajosa frente às suas intenções internacionais. Existem prós e contras, essa análise deve ser feita invariavelmente por especialistas em Marcas e Patentes.

 

Exigências legais do mercado

 

Inserir um produto/serviço em mercado estranho ao seu inicial, requer novos estudos sobre legislações pertinentes, agências reguladoras, autorizações e burocracia para implantação do negócio. É importante iniciar a expansão de maneira regular no mercado de destino, afim de otimizar tempo e custo.

Além das questões legais e regulatórias, a relação comercial entre o país de origem e o país de expansão é fundamental. Alguns países adotam regras de proteção ao consumo de produtos locais, que podem tirar a competitividade do seu produto/serviço.

 

Capacitação

 

Procure aprender com empresas experientes no assunto a fim de encurtar seu caminho de chegada. O Grupo BITTENCOURT tem profissionais capacitados a auxiliá-los nesse processo de internacionalização do seu negócio, contando com parcerias estratégicas na Europa, EUA e Austrália.

 

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Nos envie uma mensagem e saiba como podemos te ajudar nesse processo.

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