Inteligência em Redes de Negócios

 

Plano Estratégico para Internacionalização

Internacionalização de Franquias

P:. Quais cuidados o empresário deve ter antes de iniciar uma operação em outro País?

R: Uma empresa que pretende atuar nos mercados internacionais necessita desenvolver um Planejamento Estratégico Internacional, que lhe assegure que suas capacidades sejam compatíveis com o ambiente competitivo desse novo mercado onde pretende atuar.

É importante definir o perfil dos mercados de destino, o seu tamanho e estado de maturidade bem como identificar que produtos e serviços neles poderão ter maior receptividade e nos quais a empresa possua vantagens competitivas, seja em termos de conhecimento de tecnologia, seja experiência no uso de matérias primas, seja rapidez de tempo de entrega.

Neste particular a figura do plano estratégico para internacionalização assume uma posição relevante. A estratégia deve assegurar que as capacidades da empresa sejam compatíveis com o ambiente competitivo de um determinado mercado internacional.

E pensar estrategicamente com a cultura de outro país pode ser um trabalho delicado se não há uma aproximação com esses mercados. Ouvir a experiência de quem já passou por todo esse processo, trocar informações e lições, identificar etapas que podem ser melhoradas ao longo do processo de internacionalização é função do empresário que encabeça o projeto – ele deve se manter antenado, refrigerado e muito bem informado.

P:. Que tipo de problema pode ocorrer num processo de internacionalização?

R:. Uma definição ineficaz da estratégia (área geográfica, indústria e segmentos onde se pretende atuar) e/ou uma tática ineficiente (recursos humanos, promoção, sistemas de informação de gestão, logística de vendas necessários à operacionalidade da estratégia) podem vir a provocar danos irreparáveis nos processos de internacionalização e nos investimentos realizados, em particular se os mesmos ainda não estiverem consolidados no mercado doméstico e não possuírem sistema de gestão e processos bem implementados e de eficácia comprovada.

Torna-se necessário realizar um trabalho prévio árduo na tentativa de eliminar os riscos associados a esta fase de crescimento da empresa evitando que a excitação de internacionalizar um negócio se transforme num pesadelo.

Em resumo o empresário deve ter em mente que qualquer que seja a estratégia escolhida a expansão bem sucedida só acontece quando o empreendedor consegue oferecer aos seus clientes aquilo que eles precisam, no momento em que precisam. Sendo este o componente mais importante de qualquer estratégia de internacionalização.

3. Qual o apoio o empresário pode receber no País de destino?

O apoio de empresas especializadas do País de destino ao empresário que pretende entrar no referido país é fundamental e, o ideal que esta empresa tenha referências no Brasil. Neste particular o Grupo BITTENCOURT desenvolve parcerias estratégicas internacionais para apoiar as empresas brasileiras, inclusive Austrália, e Estados Unidos.

Além desses casos, o empresário pode ele mesmo estabelecer um relacionamento próximo com pessoas do segmento de franquias no mercado internacional, por meio de parcerias que possam auxiliá-lo a gerir melhor essa rede. Participar de eventos e feiras de negócios podem auxilia-lo nesse processo.

4. E como se preparar para a internacionalização?

Ter em vista que é necessário entender rapidamente o potencial de mercado e o conhecimento da concorrência de modo a selecionar o nicho geográfico mais atrativo. Uma vez que a experiência não se herda nem se doa em testamento, segundo nos ensinou o poeta Jorge Amado, torna-se importante que o empreendedor tenha possibilidade de ter acesso ao que pode ser oferecido nesses mercados em termos de suporte à rede, pois isso lhe permite uma compreensão da dimensão do mercado, taxa de crescimento, principais grupos de consumidores e barreiras à entrada.

5. E como entrar de uma forma mais fácil nesses mercados, existe alguma dica?

A penetração no mercado deve ser feita através do conhecimento detalhado do mercado selecionado, para tornar mais fácil a validação da oportunidade de negócio identificada fruto do acesso aos clientes, parceiros e canais de distribuição principais do mercado alvo. Os facilitadores de negócios locais, com histórico comprovado trabalham com a equipe do empreendedor tendo em vista conhecerem as pessoas certas, tomar as decisões certas e implementá-las na maneira mais correta para esse mercado. Uma estratégia bem planejada focar-se-á nos recursos e energias da empresa, permitindo uma entrada no mercado internacional com maior probabilidade de sucesso.

6. Caso o empresário não tenha o capital necessário, a quem ele pode recorrer?

Para financiar o processo de internacionalização o empreendedor precisa obter uma estrutura de capital que lhe permita não só financiar o seu plano de expansão internacional, mas também manter tudo em perfeito funcionamento. É nesse ponto que recorrer a consultorias internacionais, parceiros que entendam bem do mercado local passa a ser interessante. As empresas internacionais associadas ao Grupo BITTENCOURT apoiam o empreendedor na angariação de capital de risco, de forma a obter os recursos necessários ao suporte da sua estratégia de internacionalização.

 

 

Conheça também os serviços do Grupo BITTENCOURT nas seguintes áreas:


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • "Para realizar todo e qualquer projeto da Turma da Mônica, é necessário nos associarmos a empresas que acompanhem e entendam a importância e a responsabilidade que nossa marca tem com o nosso público, seja ele empresa ou o próprio público final. A parceria e o serviço que o Grupo Bittencourt traz nos oferecem não apenas a segurança de que estamos com as pessoas certas, na hora certa, mas também o carinho e o profissionalismo de que precisamos para que os nossos projetos alcancem o sucesso.“

    Mauro Souza

    Maurício de Souza Produções

  • “A Bittencourt trabalha com alto grau de profissionalismo e comprometimento com o projeto. Trazendo em uma linguagem simples e objetiva ao diagnostico e caminhos para o desenvolvimento do negocio de franquia.”

    Alex Pacheco

    Heliar

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • “A equipe que esta estruturando a nossa franquia nos surpreende a cada reunião. Nosso modelo de negocio é muito particular e todos os consultores se empenharam em conhecer as particularidades de forma profunda. Estamos muito confiantes de ter feito a escolha certa!”

    Rita Del Chiaro

    Del Chiaro

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “O trabalho realizado em parceria com o Grupo Bittencourt e sua equipe nos trouxe uma maior clareza de nossos processos. Quase uma viagem de autoconhecimento. Desenvolver um novo negócio foi apenas o resultado desta nova ótica. Obrigado a todos os envolvidos!!!”

    Daniel Henrique Tada Ornellas

    Permute

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

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