Inteligência em Redes de Negócios

 

Plano Estratégico para Internacionalização

Internacionalização de Franquias

P:. Quais cuidados o empresário deve ter antes de iniciar uma operação em outro País?

R: Uma empresa que pretende atuar nos mercados internacionais necessita desenvolver um Planejamento Estratégico Internacional, que lhe assegure que suas capacidades sejam compatíveis com o ambiente competitivo desse novo mercado onde pretende atuar.

É importante definir o perfil dos mercados de destino, o seu tamanho e estado de maturidade bem como identificar que produtos e serviços neles poderão ter maior receptividade e nos quais a empresa possua vantagens competitivas, seja em termos de conhecimento de tecnologia, seja experiência no uso de matérias primas, seja rapidez de tempo de entrega.

Neste particular a figura do plano estratégico para internacionalização assume uma posição relevante. A estratégia deve assegurar que as capacidades da empresa sejam compatíveis com o ambiente competitivo de um determinado mercado internacional.

E pensar estrategicamente com a cultura de outro país pode ser um trabalho delicado se não há uma aproximação com esses mercados. Ouvir a experiência de quem já passou por todo esse processo, trocar informações e lições, identificar etapas que podem ser melhoradas ao longo do processo de internacionalização é função do empresário que encabeça o projeto – ele deve se manter antenado, refrigerado e muito bem informado.

P:. Que tipo de problema pode ocorrer num processo de internacionalização?

R:. Uma definição ineficaz da estratégia (área geográfica, indústria e segmentos onde se pretende atuar) e/ou uma tática ineficiente (recursos humanos, promoção, sistemas de informação de gestão, logística de vendas necessários à operacionalidade da estratégia) podem vir a provocar danos irreparáveis nos processos de internacionalização e nos investimentos realizados, em particular se os mesmos ainda não estiverem consolidados no mercado doméstico e não possuírem sistema de gestão e processos bem implementados e de eficácia comprovada.

Torna-se necessário realizar um trabalho prévio árduo na tentativa de eliminar os riscos associados a esta fase de crescimento da empresa evitando que a excitação de internacionalizar um negócio se transforme num pesadelo.

Em resumo o empresário deve ter em mente que qualquer que seja a estratégia escolhida a expansão bem sucedida só acontece quando o empreendedor consegue oferecer aos seus clientes aquilo que eles precisam, no momento em que precisam. Sendo este o componente mais importante de qualquer estratégia de internacionalização.

3. Qual o apoio o empresário pode receber no País de destino?

O apoio de empresas especializadas do País de destino ao empresário que pretende entrar no referido país é fundamental e, o ideal que esta empresa tenha referências no Brasil. Neste particular o Grupo BITTENCOURT desenvolve parcerias estratégicas internacionais para apoiar as empresas brasileiras, inclusive Austrália, e Estados Unidos.

Além desses casos, o empresário pode ele mesmo estabelecer um relacionamento próximo com pessoas do segmento de franquias no mercado internacional, por meio de parcerias que possam auxiliá-lo a gerir melhor essa rede. Participar de eventos e feiras de negócios podem auxilia-lo nesse processo.

4. E como se preparar para a internacionalização?

Ter em vista que é necessário entender rapidamente o potencial de mercado e o conhecimento da concorrência de modo a selecionar o nicho geográfico mais atrativo. Uma vez que a experiência não se herda nem se doa em testamento, segundo nos ensinou o poeta Jorge Amado, torna-se importante que o empreendedor tenha possibilidade de ter acesso ao que pode ser oferecido nesses mercados em termos de suporte à rede, pois isso lhe permite uma compreensão da dimensão do mercado, taxa de crescimento, principais grupos de consumidores e barreiras à entrada.

5. E como entrar de uma forma mais fácil nesses mercados, existe alguma dica?

A penetração no mercado deve ser feita através do conhecimento detalhado do mercado selecionado, para tornar mais fácil a validação da oportunidade de negócio identificada fruto do acesso aos clientes, parceiros e canais de distribuição principais do mercado alvo. Os facilitadores de negócios locais, com histórico comprovado trabalham com a equipe do empreendedor tendo em vista conhecerem as pessoas certas, tomar as decisões certas e implementá-las na maneira mais correta para esse mercado. Uma estratégia bem planejada focar-se-á nos recursos e energias da empresa, permitindo uma entrada no mercado internacional com maior probabilidade de sucesso.

6. Caso o empresário não tenha o capital necessário, a quem ele pode recorrer?

Para financiar o processo de internacionalização o empreendedor precisa obter uma estrutura de capital que lhe permita não só financiar o seu plano de expansão internacional, mas também manter tudo em perfeito funcionamento. É nesse ponto que recorrer a consultorias internacionais, parceiros que entendam bem do mercado local passa a ser interessante. As empresas internacionais associadas ao Grupo BITTENCOURT apoiam o empreendedor na angariação de capital de risco, de forma a obter os recursos necessários ao suporte da sua estratégia de internacionalização.

 

 

Conheça também os serviços do Grupo BITTENCOURT nas seguintes áreas:


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • “A Bittencourt trabalha com alto grau de profissionalismo e comprometimento com o projeto. Trazendo em uma linguagem simples e objetiva ao diagnostico e caminhos para o desenvolvimento do negocio de franquia.”

    Alex Pacheco

    Heliar

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “A equipe que esta estruturando a nossa franquia nos surpreende a cada reunião. Nosso modelo de negocio é muito particular e todos os consultores se empenharam em conhecer as particularidades de forma profunda. Estamos muito confiantes de ter feito a escolha certa!”

    Rita Del Chiaro

    Del Chiaro

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • "Para realizar todo e qualquer projeto da Turma da Mônica, é necessário nos associarmos a empresas que acompanhem e entendam a importância e a responsabilidade que nossa marca tem com o nosso público, seja ele empresa ou o próprio público final. A parceria e o serviço que o Grupo Bittencourt traz nos oferecem não apenas a segurança de que estamos com as pessoas certas, na hora certa, mas também o carinho e o profissionalismo de que precisamos para que os nossos projetos alcancem o sucesso.“

    Mauro Souza

    Maurício de Souza Produções

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

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