Rede de herdeiros da Riachuelo terá lojas em São Paulo

Rede de herdeiros da Riachuelo terá lojas em São Paulo

Há 12 anos, os irmãos Diogo Oliveira, de 34 anos, Pablo Oliveira, 40 anos, e Thiago Oliveira, 37 anos, deixaram o Grupo Guararapes para fundar a Viggo, marca nordestina de calçados masculinos de couro. Sobrinhos do atual presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, e netos de Nevaldo Rocha, um dos fundadores do Grupo Guararapes, os empreendedores dão início à expansão da marca para a região Sudeste, com abertura de 20 lojas de franquia até 2020, chegando a um total de 26 lojas. Diogo Oliveira, sócio e diretor de marketing e expansão da Viggo, disse que neste ano a companhia vai abrir quatro lojas de franquia e espera, com isso, atingir um crescimento em receita entre 5% e 8% em relação a 2016. No ano passado, a Viggo teve aumento real em receita de 4%, chegando a R$ 10,5 milhões. De acordo com dados da Iemi Inteligência de Mercado, o mercado de calçados masculinos no país encolheu 8,3% em 2016, para 115,6 milhões de pares. A Viggo desenvolve suas próprias coleções de calçados, que são produzidas de forma terceirizada por 13 fabricantes, localizados em Franca (SP) e levam o mesmo nome da loja. A empresa compete com redes de calçados masculinos como Sergio's, Di Pollini e CNS, atendendo um público de 20 a 45 anos, em média. Por ano, a Viggo vende aproximadamente 50 mil pares de calçados. Os preços giram em torno de R$ 207 o par. A marca começou a operação com uma loja em 2005, localizada no shopping Midway Mall - pertencente ao Grupo Guararapes -, em Natal. "Na época, havia uma carência de sapatênis no mercado de Natal e foi uma área em que a marca começou com um apelo forte. Hoje essa linha ainda é forte, mas a marca também oferece sapatos, tênis e sandálias para o público masculino", afirmou Oliveira. A segunda loja foi inaugurada no ano seguinte, no Recife, no Shopping Guararapes, em 2006. Em 2007, a empresa abriu mais duas lojas, em Recife e João Pessoa; em 2013, abriu mais duas, em Recife e Natal. Em 2015, a empresa recebeu o certificado da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para abrir franquias. No ano passado, a companhia mudou a área de marketing de Natal para São Paulo e contratou a consultoria ba}Stockler para desenvolver o projeto de franquias e ajudar no processo de busca de empreendedores. Guilherme Siriani Júnior, sócio-diretor da ba}Stockler, disse que já negocia com quatro empreendedores a abertura de lojas, em São Paulo, Salvador e Aracaju. "O plano de expansão é conservador, com abertura de quatro lojas neste ano, para garantir que as novas unidades tenham o mesmo êxito das lojas próprias", disse Siriani. As lojas, de 40 a 50 metros quadrados de área, demandam investimento de R$ 300 mil a R$ 400 mil sem incluir o aluguel do espaço. O prazo estimado de retorno do investimento é de três anos. Oliveira disse que o cenário macroeconômico ainda é difícil, mas há sinais de que a economia brasileira terá alguma melhora em relação a 2016. "Tenho certeza de que este ano será bom", afirmou.

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