Inteligência em Redes de Negócios

 

Notícias >

ABF divulga os números do franchising de 2017

Enviado em 12 de January de 2018 por DCI editado por Conteúdo

Apesar de fechar 2017 com crescimento no faturamento, o setor de franquias não passou ileso da crise. O total de redes operando pelo franchising retraiu 6%, para 2,8 mil marcas, e a abertura de novas lojas desacelerou, com alta de 2%.

O resultado, divulgado ontem pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), ficou abaixo da expectativa da entidade. Em número de unidades, a previsão no início do ano passado era de um crescimento de 4% a 5%, e uma estabilidade no total de redes. “O franchising não é uma bolha do resto do mercado, e realmente tivemos um impacto da crise”, afirmou o presidente da associação, Altino Cristofoletti Jr., em conversa com jornalistas.

A frustração nas previsões de 2017, em relação às aberturas de lojas, ocorreu por uma falta de confiança dos empreendedores para investir em franquias. Os ambientes político e econômico ainda instáveis explicam a falta de ânimo do investidor , afirma o dirigente. De acordo com ele, a maior parte das inaugurações do ano passado vieram através de franqueados que já operavam na rede.

“O crescimento de 2% foi fruto da crença do franqueado no negócio, que enxergou uma oportunidade de crescimento. As redes não tiveram a expansão projetada, mas tiveram um avanço mais seguro, propiciado pelos empreendedores que já estavam atuando no negócio”, afirma.

Sobre a redução no número de redes, que passou de 3,03 mil, em 2016, para 2,8 mil ao final do ano passado, Cristofoletti explica que a maior parte das marcas que pararam de atuar pelo sistema ou fecharam as portas eram redes menores, de até dez unidades, e que ainda não estavam completamente estruturadas. O executivo afirma que o movimento é natural no processo de amadurecimento do setor, mas admite que o impacto foi expressivo para o franchising.

A redução no número de redes não ocorreu apenas no ano passado e já vem desde 2016. No época houve retração de 1,1%, no total de redes, saindo de 3,07 para 3,03 (veja mais no gráfico). Nos dois anos de recuo, 273 marcas quebraram ou deixaram de operar pelo sistema de franquias. Para 2018, a previsão da ABF é que o movimento de redução das redes se estabilize, e que as unidades de franquias cresçam 3%. Se concretizada a previsão, o valor ainda seria inferior aos registrados antes da recessão. Em 2014, o total de lojas aumentou 9,6% e 9,4% em 2013.

Faturamento

Em relação ao faturamento, a expansão em termos nominais foi de 8% em 2017, mantendo o ritmo visto no ano anterior (8,3%). Em termos reais, no entanto, o ganho foi maior, uma vez que a inflação fechou em um patamar muito inferior no ano passado – em 2,95%, frente 6,29% registrados em 2016.

Além da melhora de indicadores econômicos, principalmente a queda dos juros e da inflação, Cristofoletti destaca quatro pontos do próprio setor que contribuíram de forma expressiva para o desempenho de 2017: “a diversificação de canais e formatos; a expansão para pontos alternativos, como hospitais e universidades; a interiorização das franquias e maior estruturação do próprio franqueado, com o crescimento dos chamados multifranqueados”, explica o executivo.

Com avanço, o franchising atingiu faturamento de R$ 163 bilhões no ano passado, frente uma receita bruta de R$ 151,2 bilhões registrada em 2016. Para este ano, a projeção da entidade é que faturamento avance entre 9% a 10%. Para a entidade, 2018 deve ser um ano de virada, apesar das incertezas e do risco que as eleições gerais ainda trazem para o ambiente de negócios. “O Brasil é complicado e sempre há o risco de surgirem notícias que impactem o ambiente de negócios. Mas nesse início de 2018 já percebemos uma confiança maior do empreendedor para voltar a investir”, afirma.

Maiores do setor

Na ocasião, a entidade divulgou também um ranking das 50 maiores redes do setor em número de unidades. Na edição deste ano, O Boticário se manteve na primeira colocação, com 3.762 lojas. A rede, no entanto, apresentou um saldo positivo relativamente baixo, em relação a 2016, com um acréscimo de só 32 operações.

Na segunda posição ficou a AM PM, que em 2016 tinha figurado no quarto lugar. A rede de lojas de conveniência dos postos Ipiranga abriu 375 unidades, passando de 2.039 pontos ao final de 2016 para 2.414 ao término do ano passado. Segundo a gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas, as redes localizadas em postos de combustíveis ou ligadas ao segmento de serviços automotivos tiveram destaque no ranking de 2017.

ABR Mania, loja de conveniência dos postos BR, e a Jet Oil, são outros exemplos. A primeira ficou na oitava colocação, com 1.311 unidades, e a segunda no quinto lugar do ranking, com 1.735 operações.

Fonte: Estado de SP

Leia mais notícias no Portal, clicando aqui.

Conheça os serviços do Grupo BITTENCOURT

Você pode se interessar também...


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “O trabalho realizado em parceria com o Grupo Bittencourt e sua equipe nos trouxe uma maior clareza de nossos processos. Quase uma viagem de autoconhecimento. Desenvolver um novo negócio foi apenas o resultado desta nova ótica. Obrigado a todos os envolvidos!!!”

    Daniel Henrique Tada Ornellas

    Permute

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

  • “A Bittencourt trabalha com alto grau de profissionalismo e comprometimento com o projeto. Trazendo em uma linguagem simples e objetiva ao diagnostico e caminhos para o desenvolvimento do negocio de franquia.”

    Alex Pacheco

    Heliar

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “Recomendamos os serviços prestados pela Bittencourt devido ao profissionalismo, conhecimento e capacitação dos profissionais envolvidos no projeto. Sem a Bittencourt não seria possível viabilizar o nosso projeto!”

    Ilie Soloviov

    Seawall Intercâmbio

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

Nossos Canais

Fale com um Especialista
Tel +55 11 3660 2201
info@bcef.com.br


Veja Mais

Consultoria

Expansão

Gestão de Redes

Educação

Internacionalização

Real Estate

Varejo


Vídeos


Loja