Inteligência em Redes de Negócios

 

Notícias >

Antes de comprar uma franquia, que tal fazer um test drive?

Enviado em 04 de December de 2017 por Gazeta do Povo editado por conteúdo

Redes brasileiras já oferecem “test drive de franquias”, em que os interessados em comprar uma unidade conhecem de perto o dia a dia da empresa

Comprar uma franquia e só depois descobrir/perceber que você odeia aquele negócio pode ser uma tremenda cilada. Para evitar este constrangimento, algumas redes brasileiras agora oferecem um "test drive". Para o candidato ter noção de como é "pilotar" o negócio no dia a dia.

O test drive de uma franquia pode durar de três horas até dois dias. É uma mescla de visita guiada e cliente oculto. O interessado vai até o empreendimento e para conhecer como o negócio funciona na vida real, fora da teoria.

A Didio Pizza, por exemplo, geralmente faz os test drives no sábado ou domingo à noite. "É o dia mais desconfortável de você sair da sua casa para ir trabalhar", e se a pessoa ficar desconfortável de perder um dia de fim de semana, é porque provavelmente não tem perfil para ser dono de uma pizzaria, explica o fundador da empresa, Elidio Biazini.

A rede só faz os testes em unidades de franqueados parceiros. Nunca nas lojas próprias da marca. A ideia é que o franqueado tire suas dúvidas, e para isso converse com alguém que vai contar prós e contras do negócio, que não fique queira somente "vender o peixe".

Comum lá fora, em especial nos Estados Unidos, o test drive chegou no Brasil há cerca de cinco anos. Mas o modelo ainda enfrenta resistência de redes com medo de abrir as portas.

"Mas é um medo infundado. Se alguém conseguir copiar seu modelo só de visitar, é porque o negócio é muito ruim". Por isso, o test drive seria um bom sinal de que a empresa é "bem-intencionada". Que não tem nada a esconder.

A experiência de quem já testa

Aos poucos, o test drive de franquias vai se tornando popular, no Brasil. Redes de diferentes tamanhos já testam o modelo. Veja o que dizem as marcas que já utilizam o modelo.

Spoleto

No Spoleto, todos os candidatos que evoluem no processo passam pelo test drive. Eles vivem um dia de operação da loja, participam de todos os processos internos de operação e passam por todos os setores.

A coordenadora de expansão do Spoleto, Natalia Costa, explica que esta é uma das etapas mais importantes do procseso. É nesse momento que os candidatos conseguem ter o primeiro contato com a operação, e "podem tomar uma decisão com maior assertividade, ao mesmo tempo em que a franqueadora consegue avaliar a aderência do perfil do franqueado à operação da loja".

OrthoDontic

A rede, que oferece serviços de ordontia, faz um test drive de dois dias "dedicados a uma verdadeira imersão em todos os processos da operação". O candidato acompanha o dia a dia de uma clínica, com todas as suas atividades e demandas, para que ele "se imagine dentro deste contexto antes de assinar o contrato", explica o diretor da rede, Fernando Massi.

A OrthoDontic avalia que o test drive aumentou o nível de segurança, ou seja, mais gente desistiu de seguir com o processo, mas houve um aumento expressivo na qualidade dos contratos assinados.

Suporte Smart

Centro especializado em Apple e grandes marcas, a Suporte Smart faz uma seleção prévia de candidatos. Os aprovados para a segunda fase fazem uma visita, durante o fim de semana, em uma das lojas, acompanhando todos os processos, desde a entrada até a devolução do aparelho.

O fundador da empresa, Guylherme Ribeiro, vê o teste como uma oportunidade de a pessoa descobrir, antes de investir, se está "preparada para assumir as responsabilidades e entregar a mesma qualidade da marca principal em sua franquia".

Saladenha

A Saladenha, que investe no ramo de alimentações saudáveis, agenda o test drive depois que os candidatos se inscrevem no site. Os interessados recebem um email com a data e local do teste, e ali conhecem todos os aspectos da operação. Para o sócio-diretor da rede, Renato Flora, os "candidatos que participam do test drive são mais envolvidos no processo e entendem a importância do franqueado operador, que fica presente o tempo todo na loja, em período integral".

Anjos Colchões

O test drive da Anjos Colchões, especializada em colchões e estofados, inclui uma visita à fábrica da marca, na cidade de Capitão Leônidas Marques, no interior do Paraná. É exigência que o franqueado conheça a fábrica "e presencie o dia a dia do negócio, tanto na loja como na unidade fabril", conta o presidente da Anjos, Claudinei dos Anjos. A principal diferença, depois que o teste foi implantado, é na empolgação. "O importante é que ele se sinta bem e motivado, entenda nosso negócio e seja capaz de transmitir essa alegria", explica Claudinei.

Fonte: GAZETA DO POVO

Leia mais notícias no Portal, clicando aqui.

Conheça os serviços do Grupo BITTENCOURT

Você pode se interessar também...

  • 11 d December d 2017 por Época Negócios editado por conteúdo
    Varejo começa a contratar pela nova lei trabalhista
    Os empregados intermitentes atuam apenas quando são convocados e o salário varia de acordo com o número de horas trabalhadas
  • 11 d December d 2017 por Valor Econômico, aditado por conteúdo
    Veja quais os planos de expansão da Arezzo para 2008
    A marca prevê abrir duas lojas da Schutz no mercado americano em 2018, como parte do plano davcompanhia de expansão internacional. O plano também contempla o reforço da operação no comércio eletrônico e a ampliação de parcerias com redes multimarcas.
  • 11 d December d 2017 por DCI, editado por conteúdo
    75% dos pequenos lojistas não sabe lidar com rivais virtuais
    Enquanto gigantes do varejo usam a multicanalidade para estimular vendas, empresários menores esbarram em questões como gestão de preço e estoque
  • 11 d December d 2017 por Exame editado por conteúdo,
    A inovação, finalmente, chegou com tudo nas franquias
    A tecnologia trouxe mudanças fundamentais na forma de empresas operarem. Inspiradas em startups, redes de franquia começam a se transformar digitalmente.
  • 04 d December d 2017 por Gazeta do Povo editado por conteúdo
    Antes de comprar uma franquia, que tal fazer um test drive?
    Redes brasileiras já oferecem “test drive de franquias”, em que os interessados em comprar uma unidade conhecem de perto o dia a dia da empresa

Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • "Para realizar todo e qualquer projeto da Turma da Mônica, é necessário nos associarmos a empresas que acompanhem e entendam a importância e a responsabilidade que nossa marca tem com o nosso público, seja ele empresa ou o próprio público final. A parceria e o serviço que o Grupo Bittencourt traz nos oferecem não apenas a segurança de que estamos com as pessoas certas, na hora certa, mas também o carinho e o profissionalismo de que precisamos para que os nossos projetos alcancem o sucesso.“

    Mauro Souza

    Maurício de Souza Produções

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

Nossos Canais

Fale com um Especialista
Tel +55 11 3660 2201
info@bcef.com.br


Veja Mais

Consultoria

Expansão

Gestão de Redes

Educação

Internacionalização

Real Estate

Varejo


Vídeos


Loja