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Campinas é o único município que não é capital entre os 10 com mais franquias

Enviado em 08 de November de 2017 por DCI, aditado por conteúdo

Das dez cidades brasileiras com maior número de franquias só Campinas, na Grande São Paulo, não é capital de estado.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) os campineiros tinham, ao final do primeiro semestre deste ano, 1431 unidades de franquias, 10% mais que no mesmo período de 2016.

Em número de unidades, a cidade ficou à frente de Porto Alegre (1362 franquias), Fortaleza (1312) e Recife (1282). Na média dos 30 municípios com maior número de unidades franqueadas houve um aumento médio de 9% no número de novas lojas entre janeiro e junho deste ano, sobre o mesmo período do ano anterior. Por se tratar de um período de recessão econômica, o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, considera os dados bastante positivos.

"Fica claro também que algumas economias locais estão com um ritmo de recuperação superior à média nacional, a exemplo de São José dos Campos (SP), cujo volume de unidades cresceu 13% no primeiro semestre", comentou.

Atualmente, mais de 40% dos municípios no País possuem ao menos uma franquia e a consolidação em cidades que não são capitais se dá no cinturão das grandes cidades. "Considerando a taxa de crescimento de unidades destacam-se quatro municípios que não são Capitais: São José dos Campos, Campinas, Niterói (RJ) e Uberlândia (MG)", diz.

Quando olhado as principais cidades por número de marcas de franquias o domínio das capitais é semelhante: entre as 10 primeiras, só Campinas não é capital. "No entanto, entre as 10 cidades que apresentaram maior crescimento de número de redes no primeiro semestre de 2016, 4 não são capitais (Campinas, São José dos Campos, Jundiaí/SP e Uberlândia)", detalha Cristofoletti Junior, destacando também o volume de marcas que passou a atuar em mercados consolidados como São Paulo (25%), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília (17%).

"Atribuímos este movimento a três fatores: a continuidade do aparecimento de novas marcas, a aceleração do processo de inovação e a redução do aluguel de imóveis. Este último fator foi importante, pois reduziu os custos de ingresso em mercados com grande potencial de consumo, por mais que as condições macroeconômicas não sejam ainda tão positivas", diz a gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas, lembrando que muitas franquias têm sua sede em São Paulo Rio.

Fonte: DCI

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