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Como os Millennials têm influenciado o ranking das marcas mais valiosas

Enviado em 08 de August de 2017 por IstoÉ editado por conteúdo

A geração dos nascidos entre 1981 e 2005 busca autenticidade, tecnologia e compartilhamento

Os Millennials se transformaram nos últimos anos em um objeto de desejo dos departamentos de marketing das empresas. Considerados uma das forças de consumo mais importantes do mercado atual, os nascidos entre 1981 e 2005 estão mudando os produtos que consomem e a forma como o fazem. Por isso, eles influenciam o sucesso de novas propostas de valor feitas pelas marcas.

Essa realidade fica muito clara ao observarmos as marcas que avançam no ranking BrandZ das marcas mais valiosas, realizado pela Kantar.

Na categoria automotiva, por exemplo, o avanço do conceito de “sociedade compartilhada”, a preferência pela experiência e utilidade em detrimento da propriedade, juntamente com fatores como a urbanização e o aumento do trânsito, mudaram completamente o conceito de mobilidade. Para o Millennial, a propriedade de um carro já não é mais tão relevante como antes, e eles hoje se percebem muito menos dependentes do automóvel. No passado, o carro era um benefício muito importante. Hoje, os hábitos dos Millennials fazem com que eles prefiram outros tipos de benefícios, como alinhamento com a cultura da empresa, evidências de um bom ambiente de trabalho, entre outros.

Para responder a essa mudança de conceito em relação à mobilidade, algumas das principais marcas do mercado estão introduzindo novas propostas, de forma que passam a não ser apenas fabricantes de carros, mas também provedoras de serviços. Um exemplo disso é o FordPass, iniciativa baseada em um aplicativo que permite planejar rotas, comprar passagens de transporte público, compartilhar viagens, entre outras funcionalidades.

Categorias como a de fast food, cuidados pessoais e bebidas também tiveram que se adaptar à crescente preocupação que esta geração tem demonstrado com a saúde e a composição dos produtos que consomem.

Mais tecnológica e digital, essa geração é bastante seduzida pelas startups financeiras, as chamadas fintechs, o que consequentemente afeta os grandes bancos. Apesar dos Millennials serem hipertecnológicos e o senso comum provavelmente dizer o contrário, muitos deles preferem um primeiro contato visual com o seu banco antes de tomar uma decisão financeira. Portanto, as agências bancárias continuam sendo muito relevantes para iniciar e estabelecer relações de confiança com esse grupo, além de serem pontos de assessoria para produtos financeiros mais complexos, nos quais a experiência que eles tiverem com a marca será fundamental.

No Brasil, temos fintechs como Nubank e BTG Pactual, que usam o ambiente tecnológico para inovar na área financeira, surgindo com muito valor e força. O impacto é grande, a ponto do Itaú adquirir participação societária na XP, aquisição avaliada em quase 7 bilhões de reais. Existe também um movimento do Bradesco para se envolver com os setores de fintech.

A categoria de moda é a que mais tem crescido no BrandZ, especialmente pelo sucesso de marcas de fast-fashion, como a Zara, e de moda para o esporte, como Nike ou Adidas, que se posicionam como pioneiras em inovação e tecnologia, o que faz com que elas se conectem fortemente com a geração Millennial.

Além disso, os Millennials são uma geração que valoriza especialmente a autenticidade, que muitas vezes acaba associada a produtos artesanais, feitos sob medida, vendidos nas proximidades ou produzidos em pequena escala. Essa tendência, junto com a melhora de qualidade das marcas locais (que certamente aprenderam muito com as marcas globais) também impactaram de forma significativa as marcas de bens de consumo.

Esse comportamento se alinha bastante ao que já havíamos detectado na pesquisa Insights 2020, que é o crescimento de valores como transparência e autenticidade. E isso vale não só para as áreas de moda, mas também para outras empresas de outros segmentos. Um exemplo é o McDonald’s, que passou a estabelecer um canal aberto de interação com os consumidores, esclarecendo até mesmo dúvidas como a diferença entre os produtos que aparecem nas campanhas publicitárias e nas lojas.

Para lembrar

Sem dúvida, os Millennials estão mudando alguns hábitos de compra e impulsionando novas tendências, às quais as marcas precisam responder. É necessário entender essas mudanças e estabelecer qual é a melhor resposta que podemos dar a elas. Na minha experiência, existem quatro valores que são fundamentais para lidar com essa nova geração:

Lidere através do exemplo: no mundo digital, mais vale fazer do que falar

Se envolva e se comprometa: cada vez mais a palavra de ordem é co-criação

Inspire e delegue ao invés de controlar: gente motivada faz mais e melhor

Assegure-se de que a experiência com a marca será consistente: muitas vezes, você tem uma única chance de criar um consumidor leal.

Fonte: IstoÉ

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Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

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    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

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  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

  • “A equipe que esta estruturando a nossa franquia nos surpreende a cada reunião. Nosso modelo de negocio é muito particular e todos os consultores se empenharam em conhecer as particularidades de forma profunda. Estamos muito confiantes de ter feito a escolha certa!”

    Rita Del Chiaro

    Del Chiaro

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • “Profissionalismo, Comprometimento, e Responsabilidade, acompanhados pela paixão no que fazem, são algumas das competências que fizeram a Bittencourt celebrar 30 anos de colaboração para o Varejo Brasileiro.”

    Marcia Pereira

    Alpargatas - Havaianas

  • “O trabalho realizado em parceria com o Grupo Bittencourt e sua equipe nos trouxe uma maior clareza de nossos processos. Quase uma viagem de autoconhecimento. Desenvolver um novo negócio foi apenas o resultado desta nova ótica. Obrigado a todos os envolvidos!!!”

    Daniel Henrique Tada Ornellas

    Permute

  • “A Bittencourt trabalha com alto grau de profissionalismo e comprometimento com o projeto. Trazendo em uma linguagem simples e objetiva ao diagnostico e caminhos para o desenvolvimento do negocio de franquia.”

    Alex Pacheco

    Heliar

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

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