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Como os Millennials têm influenciado o ranking das marcas mais valiosas

Enviado em 08 de August de 2017 por IstoÉ editado por conteúdo

A geração dos nascidos entre 1981 e 2005 busca autenticidade, tecnologia e compartilhamento

Os Millennials se transformaram nos últimos anos em um objeto de desejo dos departamentos de marketing das empresas. Considerados uma das forças de consumo mais importantes do mercado atual, os nascidos entre 1981 e 2005 estão mudando os produtos que consomem e a forma como o fazem. Por isso, eles influenciam o sucesso de novas propostas de valor feitas pelas marcas.

Essa realidade fica muito clara ao observarmos as marcas que avançam no ranking BrandZ das marcas mais valiosas, realizado pela Kantar.

Na categoria automotiva, por exemplo, o avanço do conceito de “sociedade compartilhada”, a preferência pela experiência e utilidade em detrimento da propriedade, juntamente com fatores como a urbanização e o aumento do trânsito, mudaram completamente o conceito de mobilidade. Para o Millennial, a propriedade de um carro já não é mais tão relevante como antes, e eles hoje se percebem muito menos dependentes do automóvel. No passado, o carro era um benefício muito importante. Hoje, os hábitos dos Millennials fazem com que eles prefiram outros tipos de benefícios, como alinhamento com a cultura da empresa, evidências de um bom ambiente de trabalho, entre outros.

Para responder a essa mudança de conceito em relação à mobilidade, algumas das principais marcas do mercado estão introduzindo novas propostas, de forma que passam a não ser apenas fabricantes de carros, mas também provedoras de serviços. Um exemplo disso é o FordPass, iniciativa baseada em um aplicativo que permite planejar rotas, comprar passagens de transporte público, compartilhar viagens, entre outras funcionalidades.

Categorias como a de fast food, cuidados pessoais e bebidas também tiveram que se adaptar à crescente preocupação que esta geração tem demonstrado com a saúde e a composição dos produtos que consomem.

Mais tecnológica e digital, essa geração é bastante seduzida pelas startups financeiras, as chamadas fintechs, o que consequentemente afeta os grandes bancos. Apesar dos Millennials serem hipertecnológicos e o senso comum provavelmente dizer o contrário, muitos deles preferem um primeiro contato visual com o seu banco antes de tomar uma decisão financeira. Portanto, as agências bancárias continuam sendo muito relevantes para iniciar e estabelecer relações de confiança com esse grupo, além de serem pontos de assessoria para produtos financeiros mais complexos, nos quais a experiência que eles tiverem com a marca será fundamental.

No Brasil, temos fintechs como Nubank e BTG Pactual, que usam o ambiente tecnológico para inovar na área financeira, surgindo com muito valor e força. O impacto é grande, a ponto do Itaú adquirir participação societária na XP, aquisição avaliada em quase 7 bilhões de reais. Existe também um movimento do Bradesco para se envolver com os setores de fintech.

A categoria de moda é a que mais tem crescido no BrandZ, especialmente pelo sucesso de marcas de fast-fashion, como a Zara, e de moda para o esporte, como Nike ou Adidas, que se posicionam como pioneiras em inovação e tecnologia, o que faz com que elas se conectem fortemente com a geração Millennial.

Além disso, os Millennials são uma geração que valoriza especialmente a autenticidade, que muitas vezes acaba associada a produtos artesanais, feitos sob medida, vendidos nas proximidades ou produzidos em pequena escala. Essa tendência, junto com a melhora de qualidade das marcas locais (que certamente aprenderam muito com as marcas globais) também impactaram de forma significativa as marcas de bens de consumo.

Esse comportamento se alinha bastante ao que já havíamos detectado na pesquisa Insights 2020, que é o crescimento de valores como transparência e autenticidade. E isso vale não só para as áreas de moda, mas também para outras empresas de outros segmentos. Um exemplo é o McDonald’s, que passou a estabelecer um canal aberto de interação com os consumidores, esclarecendo até mesmo dúvidas como a diferença entre os produtos que aparecem nas campanhas publicitárias e nas lojas.

Para lembrar

Sem dúvida, os Millennials estão mudando alguns hábitos de compra e impulsionando novas tendências, às quais as marcas precisam responder. É necessário entender essas mudanças e estabelecer qual é a melhor resposta que podemos dar a elas. Na minha experiência, existem quatro valores que são fundamentais para lidar com essa nova geração:

Lidere através do exemplo: no mundo digital, mais vale fazer do que falar

Se envolva e se comprometa: cada vez mais a palavra de ordem é co-criação

Inspire e delegue ao invés de controlar: gente motivada faz mais e melhor

Assegure-se de que a experiência com a marca será consistente: muitas vezes, você tem uma única chance de criar um consumidor leal.

Fonte: IstoÉ

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Nosso Jeito de Ser

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    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

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Depoimentos

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

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    FRT OPERADORA

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • "Me sinto à vontade para falar do Fórum Internacional de Franquias do Grupo BITTENCOURT porque essa é a 4ª edição e eu participei de todas as edições. Posso dizer que estão todos de parabéns porque o nível da palestras, da organização, de profissionalismo e de conteúdo que a gente atingiu nesse Fórum vai servir muito como um dos melhores cases que a gente tem hoje no sistema de franquias."

    Osvaldo Moscon

    O Boticário

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “Recomendamos os serviços prestados pela Bittencourt devido ao profissionalismo, conhecimento e capacitação dos profissionais envolvidos no projeto. Sem a Bittencourt não seria possível viabilizar o nosso projeto!”

    Ilie Soloviov

    Seawall Intercâmbio

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

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