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Consultoria revela dificuldade para franqueadoras encontrarem um 'propósito'

Enviado em 09 de October de 2017 por DCI, aditado por conteúdo

Com objetivo de desvendar o propósito de existência das franquias brasileiras, o Grupo Bittencourt, especializado em expansão de redes, divulgou a pesquisa 'Propósito que engaja de fato'.

São Paulo - Com objetivo de desvendar o propósito de existência das franquias brasileiras, o Grupo Bittencourt, especializado em expansão de redes, divulgou a pesquisa 'Propósito que engaja de fato'. Segundo o estudo, que ouviu 146 franqueadoras, 36% das participantes não têm valores claramente definidos.

Dentre os 64% restantes, apenas 56% tem o propósito explícito - os outros têm a representação desse valor em seu discurso e prática diária, ou seja, de forma implícita. "Às vezes a empresa até tem um propósito, mas não sabe colocar isso para fora, expressar isso para seus funcionários e franqueados. É muito importante trabalhar esses aspectos para sair do intangível para o tangível", corrobora a diretora-geral do Grupo Bittencourt, Claudia Bittencourt.

Acredita-se que um propósito bem definido seja essencial para a longevidade das franquias. "As empresas que estão fazendo esse movimento começam dentro de suas casas, em seus 'microambientes'. Essa propagação vem através das pessoas. Por exemplo, eu sou colaborador, mas influencio pessoas na minha casa, no ambiente em que convivo, e assim por diante. Cada vez mais esse 'exemplo' aparece muito forte quando se fala de propósito", acrescenta Cláudia.

A sondagem, divulgada no 8° Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, ainda abordou outros itens. Em um deles, por exemplo, as franqueadoras responderam sobre os motivos que as destacam no mercado, onde foi detectado que produtos (22%) e modelos de negócios (11%) se sobressaem à cultura da empresa (9%).

Já para franqueados e colaboradores das redes, questões 'emocionais' se destacam.    Para os investidores, o bom relacionamento com o franqueador (65%), a liberdade de expressar opiniões para o desenvolvimento do negócio (60%) e o suporte (51%) são essenciais.

"O CNA tem feito um trabalho de envolver a comunidade. Já ganhou até prêmios de fora, por ajudar idosos. Vários alunos se conectam via internet para ensinar inglês para idosos em casas de repouso, creches. Isso não é propósito, mas quem tem propósito se preocupa com isso", afirma.

Franquia 'exemplar'

Com projeção de faturamento estimada em aproximadamente R$ 800 milhões para este ano, a rede de ensino de idiomas CNA desponta como um dos exemplos de players que procuram aliar esses valores tangíveis aos intangíveis para alcançar a satisfação de seus colaboradores e franqueados.

"Na franquia, você tem duas pontas importantes: padrão e cultura. Padrão é tudo que você pode medir e cultura é o intangível, aquilo que não se mede, como questões de comportamento, de liderança etc. Quanto mais alto for a aderência, maior será o engajamento, e melhor serão os resultados e a questão do franqueado estar alinhado aos propósitos e valores do franqueador", comenta o presidente do CNA, Décio Pecim. Com 604 escolas atualmente, a rede detém cerca de 12 mil colaboradores em solo nacional.

Felipe Mendes

Fonte: DCI

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Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

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  • Somos apaixonados pelo que fazemos

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  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “A Bittencourt trabalha com alto grau de profissionalismo e comprometimento com o projeto. Trazendo em uma linguagem simples e objetiva ao diagnostico e caminhos para o desenvolvimento do negocio de franquia.”

    Alex Pacheco

    Heliar

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • "Para realizar todo e qualquer projeto da Turma da Mônica, é necessário nos associarmos a empresas que acompanhem e entendam a importância e a responsabilidade que nossa marca tem com o nosso público, seja ele empresa ou o próprio público final. A parceria e o serviço que o Grupo Bittencourt traz nos oferecem não apenas a segurança de que estamos com as pessoas certas, na hora certa, mas também o carinho e o profissionalismo de que precisamos para que os nossos projetos alcancem o sucesso.“

    Mauro Souza

    Maurício de Souza Produções

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