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Demandas pessoais inspiram negócios nas áreas de saúde e alimentação

Enviado em 16 de May de 2017 por Folha de S. Paulo editado por conteúdo

Criar um negócio a partir de necessidades pessoais pode parecer uma ideia brilhante. Entretanto, a empolgação em ver um problema resolvido -e a possibilidade de lucrar com a solução- pode ser maior do que a realidade do mercado consumidor.

"O apelo é grande nas áreas de saúde, alimentação e infraestrutura, ramos em que o empreendedor sente na pele a falta do serviço e vai atrás para fornecê-lo de qualquer jeito", diz Rafael Ribeiro, diretor-executivo da Associação Brasileira de Start-ups.

É nesse ímpeto, diz Ana Fontes, diretora da Rede Mulheres Empreendedoras, que o empresário mais erra. "Ele fica cego, não estuda direito o mercado e acha que muita gente pode ter a mesma necessidade dele. E não é bem assim", afirma.

O norte-americano naturalizado brasileiro Thomas Case, 79, soube o que fazer antes de investir em uma solução para seu problema de dores constantes nos pés. Ex-proprietário da empresa de recrutamento Catho, Case criou a Pés sem Dor, que faz palmilhas personalizadas para tênis, sapatilhas e calçados de salto alto. As atividades começaram em 2008.

O empresário buscou pesquisas sobre seu problema e também dados sobre longevidade, já que o público-alvo do empreendimento é a população mais velha.

As palmilhas, de elastômero (borracha sintética), são feitas sob medida. Os pés dos clientes são escaneados, e as imagens servem para moldar os produtos em uma impressora 3D. Todo o atendimento é feito por uma equipe de 16 fisioterapeutas.

Cada par custa R$ 780. Para crescer, Case tem buscado parcerias com clínicas de ortopedia. "Hoje, apenas 6% dos clientes se dizem insatisfeitos e pedem devolução do dinheiro", diz o empresário.

APÓS CIRURGIA

Em 2012, a empresária carioca Vanessa Medeiros, 35, retirou um nódulo de 10 centímetros do intestino. Após o procedimento, seu organismo deixou de produzir as enzimas que digerem alimentos com glúten e leite de origem animal.

"Eu olhava as prateleiras dos mercados e não achava nada seguro. Mesmo os produtos sem glúten informavam na embalagem que poderia haver traços da substância", afirma Medeiros.

Ela investiu os R$ 230 mil que havia poupado com o marido e lançou em 2016 a Manjerico, fábrica de pães e doces para consumidores com a mesma intolerância.

 

Segundo a empreendedora, o desenvolvimento de exames que detectam intolerância alimentar fomentou esse mercado. "Mais pessoas passaram a saber que têm o problema e se tornaram potenciais consumidores", diz.

ACOMODAÇÃO

Para Elisabete Fernandes, consultora do Sebrae-SP, o mercado sempre vai se expandir para atender demandas pontuais. "Mas é obrigação do empreendedor não ficar restrito apenas a uma solução voltada para um consumidor muito específico."

O casal Edgar Aires, 39, e Jussara Ferreira, 36, de São Paulo, adiou o sonho do próprio negócio por duas vezes. A primeira tentativa frustrada foi a de uma panificadora. Na segunda empreitada, a fábrica de sorvetes veganos também não prosperou. O motivo para ambos os casos: falta de cozinha industrial.

O casal focou em sua própria dificuldade e mudou a estratégia: montou uma cozinha compartilhada para empresários que estão começando no ramo alimentício, mas que não têm estrutura.

O Oficina da Mesa tem porte para até três produções simultâneas de alimentos. O faturamento de R$ 8.000 por mês vem do aluguel do espaço. A hora custa, em média, R$ 75. "Agora queremos fazer da cozinha um programa de treinamento para novos empreendedores", diz Aires.

A Pés sem Dor também tem planos de expansão. Quer abrir um ponto próprio por mês —hoje são sete— e também chegar ao consumidor industrial. "O trabalhador da indústria fica muito tempo em pé e sente muitas dores."

A Manjerico já atua no varejo e se prepara para vender brigadeiros sem lactose ou glúten na rede supermercadista Zona Sul, do Rio.

É DISSO QUE EU PRECISO

Três pontos que devem ser considerados antes de transformar uma necessidade pessoal em negócio

PARA POUCOS

Atingir um nicho muito específico de consumidores não é um problema, desde que essa condição já esteja prevista no planejamento do negócio e satisfaça a expectativa de renda do empreendedor.

QUEM PRECISA?

Investigue se o número de pessoas que sofrem do mesmo problema que você é relevante a ponto de justificar o empreendimento. Vale buscar interação em redes sociais ou recorrer a institutos de pesquisa.

TESTE

Submeta sua ideia a avaliações do público-alvo. Um exemplo: se você criou um novo aplicativo, disponibilize-o a um pequeno grupo de usuários e procure saber o quanto eles estariam dispostos a pagar pelo serviço

DHIEGO MAIA

Fonte:  FOLHA DE SP

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Nosso Jeito de Ser

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    Vita Derm

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

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  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

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  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

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    Gonzalo Santander

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  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

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