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Demandas pessoais inspiram negócios nas áreas de saúde e alimentação

Enviado em 16 de May de 2017 por Folha de S. Paulo editado por conteúdo

Criar um negócio a partir de necessidades pessoais pode parecer uma ideia brilhante. Entretanto, a empolgação em ver um problema resolvido -e a possibilidade de lucrar com a solução- pode ser maior do que a realidade do mercado consumidor.

"O apelo é grande nas áreas de saúde, alimentação e infraestrutura, ramos em que o empreendedor sente na pele a falta do serviço e vai atrás para fornecê-lo de qualquer jeito", diz Rafael Ribeiro, diretor-executivo da Associação Brasileira de Start-ups.

É nesse ímpeto, diz Ana Fontes, diretora da Rede Mulheres Empreendedoras, que o empresário mais erra. "Ele fica cego, não estuda direito o mercado e acha que muita gente pode ter a mesma necessidade dele. E não é bem assim", afirma.

O norte-americano naturalizado brasileiro Thomas Case, 79, soube o que fazer antes de investir em uma solução para seu problema de dores constantes nos pés. Ex-proprietário da empresa de recrutamento Catho, Case criou a Pés sem Dor, que faz palmilhas personalizadas para tênis, sapatilhas e calçados de salto alto. As atividades começaram em 2008.

O empresário buscou pesquisas sobre seu problema e também dados sobre longevidade, já que o público-alvo do empreendimento é a população mais velha.

As palmilhas, de elastômero (borracha sintética), são feitas sob medida. Os pés dos clientes são escaneados, e as imagens servem para moldar os produtos em uma impressora 3D. Todo o atendimento é feito por uma equipe de 16 fisioterapeutas.

Cada par custa R$ 780. Para crescer, Case tem buscado parcerias com clínicas de ortopedia. "Hoje, apenas 6% dos clientes se dizem insatisfeitos e pedem devolução do dinheiro", diz o empresário.

APÓS CIRURGIA

Em 2012, a empresária carioca Vanessa Medeiros, 35, retirou um nódulo de 10 centímetros do intestino. Após o procedimento, seu organismo deixou de produzir as enzimas que digerem alimentos com glúten e leite de origem animal.

"Eu olhava as prateleiras dos mercados e não achava nada seguro. Mesmo os produtos sem glúten informavam na embalagem que poderia haver traços da substância", afirma Medeiros.

Ela investiu os R$ 230 mil que havia poupado com o marido e lançou em 2016 a Manjerico, fábrica de pães e doces para consumidores com a mesma intolerância.

 

Segundo a empreendedora, o desenvolvimento de exames que detectam intolerância alimentar fomentou esse mercado. "Mais pessoas passaram a saber que têm o problema e se tornaram potenciais consumidores", diz.

ACOMODAÇÃO

Para Elisabete Fernandes, consultora do Sebrae-SP, o mercado sempre vai se expandir para atender demandas pontuais. "Mas é obrigação do empreendedor não ficar restrito apenas a uma solução voltada para um consumidor muito específico."

O casal Edgar Aires, 39, e Jussara Ferreira, 36, de São Paulo, adiou o sonho do próprio negócio por duas vezes. A primeira tentativa frustrada foi a de uma panificadora. Na segunda empreitada, a fábrica de sorvetes veganos também não prosperou. O motivo para ambos os casos: falta de cozinha industrial.

O casal focou em sua própria dificuldade e mudou a estratégia: montou uma cozinha compartilhada para empresários que estão começando no ramo alimentício, mas que não têm estrutura.

O Oficina da Mesa tem porte para até três produções simultâneas de alimentos. O faturamento de R$ 8.000 por mês vem do aluguel do espaço. A hora custa, em média, R$ 75. "Agora queremos fazer da cozinha um programa de treinamento para novos empreendedores", diz Aires.

A Pés sem Dor também tem planos de expansão. Quer abrir um ponto próprio por mês —hoje são sete— e também chegar ao consumidor industrial. "O trabalhador da indústria fica muito tempo em pé e sente muitas dores."

A Manjerico já atua no varejo e se prepara para vender brigadeiros sem lactose ou glúten na rede supermercadista Zona Sul, do Rio.

É DISSO QUE EU PRECISO

Três pontos que devem ser considerados antes de transformar uma necessidade pessoal em negócio

PARA POUCOS

Atingir um nicho muito específico de consumidores não é um problema, desde que essa condição já esteja prevista no planejamento do negócio e satisfaça a expectativa de renda do empreendedor.

QUEM PRECISA?

Investigue se o número de pessoas que sofrem do mesmo problema que você é relevante a ponto de justificar o empreendimento. Vale buscar interação em redes sociais ou recorrer a institutos de pesquisa.

TESTE

Submeta sua ideia a avaliações do público-alvo. Um exemplo: se você criou um novo aplicativo, disponibilize-o a um pequeno grupo de usuários e procure saber o quanto eles estariam dispostos a pagar pelo serviço

DHIEGO MAIA

Fonte:  FOLHA DE SP

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Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

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    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “O trabalho realizado em parceria com o Grupo Bittencourt e sua equipe nos trouxe uma maior clareza de nossos processos. Quase uma viagem de autoconhecimento. Desenvolver um novo negócio foi apenas o resultado desta nova ótica. Obrigado a todos os envolvidos!!!”

    Daniel Henrique Tada Ornellas

    Permute

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • “A Bittencourt trabalha com alto grau de profissionalismo e comprometimento com o projeto. Trazendo em uma linguagem simples e objetiva ao diagnostico e caminhos para o desenvolvimento do negocio de franquia.”

    Alex Pacheco

    Heliar

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

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