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Demandas pessoais inspiram negócios nas áreas de saúde e alimentação

Enviado em 16 de May de 2017 por Folha de S. Paulo editado por conteúdo

Criar um negócio a partir de necessidades pessoais pode parecer uma ideia brilhante. Entretanto, a empolgação em ver um problema resolvido -e a possibilidade de lucrar com a solução- pode ser maior do que a realidade do mercado consumidor.

"O apelo é grande nas áreas de saúde, alimentação e infraestrutura, ramos em que o empreendedor sente na pele a falta do serviço e vai atrás para fornecê-lo de qualquer jeito", diz Rafael Ribeiro, diretor-executivo da Associação Brasileira de Start-ups.

É nesse ímpeto, diz Ana Fontes, diretora da Rede Mulheres Empreendedoras, que o empresário mais erra. "Ele fica cego, não estuda direito o mercado e acha que muita gente pode ter a mesma necessidade dele. E não é bem assim", afirma.

O norte-americano naturalizado brasileiro Thomas Case, 79, soube o que fazer antes de investir em uma solução para seu problema de dores constantes nos pés. Ex-proprietário da empresa de recrutamento Catho, Case criou a Pés sem Dor, que faz palmilhas personalizadas para tênis, sapatilhas e calçados de salto alto. As atividades começaram em 2008.

O empresário buscou pesquisas sobre seu problema e também dados sobre longevidade, já que o público-alvo do empreendimento é a população mais velha.

As palmilhas, de elastômero (borracha sintética), são feitas sob medida. Os pés dos clientes são escaneados, e as imagens servem para moldar os produtos em uma impressora 3D. Todo o atendimento é feito por uma equipe de 16 fisioterapeutas.

Cada par custa R$ 780. Para crescer, Case tem buscado parcerias com clínicas de ortopedia. "Hoje, apenas 6% dos clientes se dizem insatisfeitos e pedem devolução do dinheiro", diz o empresário.

APÓS CIRURGIA

Em 2012, a empresária carioca Vanessa Medeiros, 35, retirou um nódulo de 10 centímetros do intestino. Após o procedimento, seu organismo deixou de produzir as enzimas que digerem alimentos com glúten e leite de origem animal.

"Eu olhava as prateleiras dos mercados e não achava nada seguro. Mesmo os produtos sem glúten informavam na embalagem que poderia haver traços da substância", afirma Medeiros.

Ela investiu os R$ 230 mil que havia poupado com o marido e lançou em 2016 a Manjerico, fábrica de pães e doces para consumidores com a mesma intolerância.

 

Segundo a empreendedora, o desenvolvimento de exames que detectam intolerância alimentar fomentou esse mercado. "Mais pessoas passaram a saber que têm o problema e se tornaram potenciais consumidores", diz.

ACOMODAÇÃO

Para Elisabete Fernandes, consultora do Sebrae-SP, o mercado sempre vai se expandir para atender demandas pontuais. "Mas é obrigação do empreendedor não ficar restrito apenas a uma solução voltada para um consumidor muito específico."

O casal Edgar Aires, 39, e Jussara Ferreira, 36, de São Paulo, adiou o sonho do próprio negócio por duas vezes. A primeira tentativa frustrada foi a de uma panificadora. Na segunda empreitada, a fábrica de sorvetes veganos também não prosperou. O motivo para ambos os casos: falta de cozinha industrial.

O casal focou em sua própria dificuldade e mudou a estratégia: montou uma cozinha compartilhada para empresários que estão começando no ramo alimentício, mas que não têm estrutura.

O Oficina da Mesa tem porte para até três produções simultâneas de alimentos. O faturamento de R$ 8.000 por mês vem do aluguel do espaço. A hora custa, em média, R$ 75. "Agora queremos fazer da cozinha um programa de treinamento para novos empreendedores", diz Aires.

A Pés sem Dor também tem planos de expansão. Quer abrir um ponto próprio por mês —hoje são sete— e também chegar ao consumidor industrial. "O trabalhador da indústria fica muito tempo em pé e sente muitas dores."

A Manjerico já atua no varejo e se prepara para vender brigadeiros sem lactose ou glúten na rede supermercadista Zona Sul, do Rio.

É DISSO QUE EU PRECISO

Três pontos que devem ser considerados antes de transformar uma necessidade pessoal em negócio

PARA POUCOS

Atingir um nicho muito específico de consumidores não é um problema, desde que essa condição já esteja prevista no planejamento do negócio e satisfaça a expectativa de renda do empreendedor.

QUEM PRECISA?

Investigue se o número de pessoas que sofrem do mesmo problema que você é relevante a ponto de justificar o empreendimento. Vale buscar interação em redes sociais ou recorrer a institutos de pesquisa.

TESTE

Submeta sua ideia a avaliações do público-alvo. Um exemplo: se você criou um novo aplicativo, disponibilize-o a um pequeno grupo de usuários e procure saber o quanto eles estariam dispostos a pagar pelo serviço

DHIEGO MAIA

Fonte:  FOLHA DE SP

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Nosso Jeito de Ser

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    Estamos abertos para aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • “Profissionalismo, Comprometimento, e Responsabilidade, acompanhados pela paixão no que fazem, são algumas das competências que fizeram a Bittencourt celebrar 30 anos de colaboração para o Varejo Brasileiro.”

    Marcia Pereira

    Alpargatas - Havaianas

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

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