Inteligência em Redes de Negócios

 

Notícias >

Desemprego amplia busca por investimento em franquias

Enviado em 12 de January de 2018 por Veja Editado por Conteúdo

As mulheres ainda são minoria neste mercado (18%), enquanto os homens são os principais executivos de 82% das 50 maiores franquias brasileiras
 
O desemprego incentivou novos empreendedores a entrarem no setor de franquias, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Nos últimos 12 meses, encerrados em novembro, o Brasil perdeu 178 mil empregos com carteira assinada.
 
“Há um movimento de pessoas que participaram de PDV (Programa de Demissão Voluntária) e saíram do mercado buscando a franquia como oportunidade para abrir um negócio. Quem investe no franchising são pessoas com alma de empreendedor e que estão muito mais informadas e conscientes do que é o negócio”, afirmou o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.
 
Ainda segundo ele, também foi registrado um grande crescimento de empreendedores que já possuem franquias e decidiram investir em novas unidades.
 
Mesmo que os dados sejam positivos, o setor de franquias registrou um crescimento tímido de 1% no número de empregos durante 2017. A previsão da ABF é de que a alta alcance 3% em 2018.
 
O Brasil encerrou o terceiro trimestre de 2017 com 12,6 milhões de pessoas desocupadas, aqueles sem emprego, mas que estão em busca de oportunidades.
 
As mulheres ainda são minoria neste setor (18%), enquanto os homens são os principais executivos de 82% das 50 maiores franquias brasileiras.
 
Segundo ranking da ABF, O Boticário é a maior franquia em operação no Brasil, com 3.762 unidades. Enquanto a loja de conveniência, AM PM, aparece na sequência (2.415 unidades).
 
A Cacau Show, em terceiro lugar, registrou um crescimento de 36 franquias durante 2017. Em outubro do ano passado, o fundador da marca, Alexandre Costa, afirmou que 99% dos pedidos de novos franqueados são reprovados.
 
Segundo Cristofoletti, as  redes que estão consolidadas não têm muita oportunidade pra introduzir novos franqueados. “Porque os que já estão lá são, naturalmente, os que vão abrir novas unidades”.
 
As grandes redes presentes no Brasil estão predominantemente nos segmentos de alimentação (34%) e serviços educacionais (18%), mas é o segmento de saúde, beleza e bem-estar que surpreendeu em 2017, com crescimento de 4%.
 
“As redes de franquia neste segmento utilizaram da diversificação de modelos para manter o crescimento e chegar mais próximo ao consumidor. A venda direta, por exemplo, foi muito presente e fez com que as redes alcançassem mais mercado e resultados consideráveis”, afirmou a gerente de Inteligência de Mercado da ABF, Vanessa Bretas.
 
A expansão do canal de vendas também foi uma carta na manga para as redes que tiveram crescimento entre 2016 e 2017. “As franquias aumentaram a penetração em outras regiões [além do Sudeste], investindo em outros formatos, como os quiosques. Com isso, conseguiram manter sua expansão e crescimento – isso foi muito importante em 2017 e permitiu que elas continuassem mantendo seu faturamento mesmo em anos difíceis como 2015 e 2016”.
 
Segundo a ABF, o faturamento do setor em 2017 deve saltar para 163 bilhões de reais. Em 2018, a expectativa é de crescimento entre 9% e 10%.
 
Ainda de acordo com a associação, a baixa inflação, a queda da taxa básica de juros, a melhora dos índices de confiança do consumidor e do empresariado e a retomada do crescimento do varejo e da atividade industrial foram alguns dos fatores que contribuíram para o resultado positivo de 2017 e a previsão de melhor desempenho em 2018.
 

Você pode se interessar também...


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “A equipe que esta estruturando a nossa franquia nos surpreende a cada reunião. Nosso modelo de negocio é muito particular e todos os consultores se empenharam em conhecer as particularidades de forma profunda. Estamos muito confiantes de ter feito a escolha certa!”

    Rita Del Chiaro

    Del Chiaro

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

  • "Para realizar todo e qualquer projeto da Turma da Mônica, é necessário nos associarmos a empresas que acompanhem e entendam a importância e a responsabilidade que nossa marca tem com o nosso público, seja ele empresa ou o próprio público final. A parceria e o serviço que o Grupo Bittencourt traz nos oferecem não apenas a segurança de que estamos com as pessoas certas, na hora certa, mas também o carinho e o profissionalismo de que precisamos para que os nossos projetos alcancem o sucesso.“

    Mauro Souza

    Maurício de Souza Produções

  • “Recomendamos os serviços prestados pela Bittencourt devido ao profissionalismo, conhecimento e capacitação dos profissionais envolvidos no projeto. Sem a Bittencourt não seria possível viabilizar o nosso projeto!”

    Ilie Soloviov

    Seawall Intercâmbio

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • “Profissionalismo, Comprometimento, e Responsabilidade, acompanhados pela paixão no que fazem, são algumas das competências que fizeram a Bittencourt celebrar 30 anos de colaboração para o Varejo Brasileiro.”

    Marcia Pereira

    Alpargatas - Havaianas

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

Nossos Canais

Fale com um Especialista
Tel +55 11 3660 2201
info@bcef.com.br


Veja Mais

Consultoria

Expansão

Gestão de Redes

Educação

Internacionalização

Real Estate

Varejo


Vídeos


Loja