Inteligência em Redes de Negócios

 

Notícias >

Magazine Luiza acelera abertura de lojas para impulsionar venda online

Enviado em 08 de August de 2017 por Valor editado por conteúdo

O Magazine Luiza está voltando a acelerar o processo de abertura de lojas, dentro de um plano de manter em funcionamento uma operação integrada, em que os pontos físicos impulsionem o comércio eletrônico

A direção da companhia afirmou que tem havido um retorno gradual dos consumidores para as lojas e para a compra de determinados produtos. O presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano disse que a venda online foi beneficiada por retirada de produtos em loja, serviço que existe hoje em 100% das unidades.

Ele destacou que a empresa fechou uma parceria com a 99Taxi em que a rede dá um bônus de R$ 20 ao cliente que comprar no site e quiser retirar o produto nas lojas. “Verificamos que o site cresce sem perda no atendimento, sem piora em serviço”, disse.

A empresa abriu 27 pontos em 12 meses, sendo 12 unidades no segundo trimestre. No ano passado o grupo havia desacelerado as inaugurações. A varejista afirmou que vai voltar a níveis históricos de 50 aberturas por ano, mas de lojas de baixo aluguel e baixo capital empregado.

A respeito da política comercial, Trajano disse que “se a venda cair”, a empresa “vai reagir, mudar estratégia e buscar volume”. “Não há estratégia comercial definitiva, se for necessário temos uma margem Ebitda saudável para a necessidade de usar política comercial mais agressiva”, disse.

Margem

Para o presidente da varejista, o aumento de racionalidade no mercado, com maior defesa de margens, ocorre sem representar necessariamente aumento de preços. “Existiam ‘players’ com margens muito baixas não suficientes para pagar despesas e esses não resistiram. Outros tinham margens baixas e foram obrigados a elevar para sobreviver por entendimento de acionistas. Mas racionalidade não significa sair aumentando preço”, disse.

Trajano afirmou também que a decisão da empresa de explorar o “marketplace” (shopping virtual) não é um medida “desesperada” para ter lucro. “Lucro já temos. Isso não é um ‘jump’ desesperado para salvar a operação”, disse. Há redes no país com prejuízo e ampliando o negócio de ‘marketplace’ para aumentar rentabilidade. A empresa ainda não divulga vendas brutas totais, incluindo ‘marketplace’, o chamado “gross merchandise value”.

O executivo disse ainda que o crescimento por regiões no país foi “equilibrado e bem distribuído”. E que o segmento de móveis tiveram recuperação de vendas no segundo trimestre. A empresa apurou alta de quase seis vezes o lucro entre abril e junho, para R$ 72,3 milhões.

Segundo semestre

Trajano disse que acredita que a economia mais “robusta” no segundo semestre pode compensar a base de comparação mais “dura” do mesmo período do ano passado. A empresa informou fortes resultados na segunda metade do ano passado e, na comparação, isso pressiona para baixo os indicadores deste ano.

O executivo afirmou também que a empresa não está tão confortável com o maior volume de caixa disponível. “Avançamos, mas nossa estrutura de capital ainda não é ideal”, disse, ao mencionar a relação entre despesas financeiras e receita, que ainda não está no patamar considerado ideal para a rede.

Fonte: Valor Econômico

Leia mais notícias no Portal, clicando aqui.

Conheça os serviços do Grupo BITTENCOURT

Você pode se interessar também...


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • "Para realizar todo e qualquer projeto da Turma da Mônica, é necessário nos associarmos a empresas que acompanhem e entendam a importância e a responsabilidade que nossa marca tem com o nosso público, seja ele empresa ou o próprio público final. A parceria e o serviço que o Grupo Bittencourt traz nos oferecem não apenas a segurança de que estamos com as pessoas certas, na hora certa, mas também o carinho e o profissionalismo de que precisamos para que os nossos projetos alcancem o sucesso.“

    Mauro Souza

    Maurício de Souza Produções

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

  • "Me sinto à vontade para falar do Fórum Internacional de Franquias do Grupo BITTENCOURT porque essa é a 4ª edição e eu participei de todas as edições. Posso dizer que estão todos de parabéns porque o nível da palestras, da organização, de profissionalismo e de conteúdo que a gente atingiu nesse Fórum vai servir muito como um dos melhores cases que a gente tem hoje no sistema de franquias."

    Osvaldo Moscon

    O Boticário

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

Nossos Canais

Fale com um Especialista
Tel +55 11 3660 2201
info@bcef.com.br


Veja Mais

Consultoria

Expansão

Gestão de Redes

Educação

Internacionalização

Real Estate

Varejo


Vídeos


Loja