Inteligência em Redes de Negócios

 

Notícias >

Magazine Luiza acelera abertura de lojas para impulsionar venda online

Enviado em 08 de August de 2017 por Valor editado por conteúdo

O Magazine Luiza está voltando a acelerar o processo de abertura de lojas, dentro de um plano de manter em funcionamento uma operação integrada, em que os pontos físicos impulsionem o comércio eletrônico

A direção da companhia afirmou que tem havido um retorno gradual dos consumidores para as lojas e para a compra de determinados produtos. O presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano disse que a venda online foi beneficiada por retirada de produtos em loja, serviço que existe hoje em 100% das unidades.

Ele destacou que a empresa fechou uma parceria com a 99Taxi em que a rede dá um bônus de R$ 20 ao cliente que comprar no site e quiser retirar o produto nas lojas. “Verificamos que o site cresce sem perda no atendimento, sem piora em serviço”, disse.

A empresa abriu 27 pontos em 12 meses, sendo 12 unidades no segundo trimestre. No ano passado o grupo havia desacelerado as inaugurações. A varejista afirmou que vai voltar a níveis históricos de 50 aberturas por ano, mas de lojas de baixo aluguel e baixo capital empregado.

A respeito da política comercial, Trajano disse que “se a venda cair”, a empresa “vai reagir, mudar estratégia e buscar volume”. “Não há estratégia comercial definitiva, se for necessário temos uma margem Ebitda saudável para a necessidade de usar política comercial mais agressiva”, disse.

Margem

Para o presidente da varejista, o aumento de racionalidade no mercado, com maior defesa de margens, ocorre sem representar necessariamente aumento de preços. “Existiam ‘players’ com margens muito baixas não suficientes para pagar despesas e esses não resistiram. Outros tinham margens baixas e foram obrigados a elevar para sobreviver por entendimento de acionistas. Mas racionalidade não significa sair aumentando preço”, disse.

Trajano afirmou também que a decisão da empresa de explorar o “marketplace” (shopping virtual) não é um medida “desesperada” para ter lucro. “Lucro já temos. Isso não é um ‘jump’ desesperado para salvar a operação”, disse. Há redes no país com prejuízo e ampliando o negócio de ‘marketplace’ para aumentar rentabilidade. A empresa ainda não divulga vendas brutas totais, incluindo ‘marketplace’, o chamado “gross merchandise value”.

O executivo disse ainda que o crescimento por regiões no país foi “equilibrado e bem distribuído”. E que o segmento de móveis tiveram recuperação de vendas no segundo trimestre. A empresa apurou alta de quase seis vezes o lucro entre abril e junho, para R$ 72,3 milhões.

Segundo semestre

Trajano disse que acredita que a economia mais “robusta” no segundo semestre pode compensar a base de comparação mais “dura” do mesmo período do ano passado. A empresa informou fortes resultados na segunda metade do ano passado e, na comparação, isso pressiona para baixo os indicadores deste ano.

O executivo afirmou também que a empresa não está tão confortável com o maior volume de caixa disponível. “Avançamos, mas nossa estrutura de capital ainda não é ideal”, disse, ao mencionar a relação entre despesas financeiras e receita, que ainda não está no patamar considerado ideal para a rede.

Fonte: Valor Econômico

Leia mais notícias no Portal, clicando aqui.

Conheça os serviços do Grupo BITTENCOURT

Você pode se interessar também...


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • “Recomendamos os serviços prestados pela Bittencourt devido ao profissionalismo, conhecimento e capacitação dos profissionais envolvidos no projeto. Sem a Bittencourt não seria possível viabilizar o nosso projeto!”

    Ilie Soloviov

    Seawall Intercâmbio

  • "O trabalho com a Bittencourt foi muito importante para entendermos e maiores detalhes o mundo das franquias. Aprendemos muito com o conhecimento técnico da empresa e todas as etapas do processo foram cumpridas de maneira satisfatórias. Esperamos poder avançar no futuro com as ideias desenvolvidas em conjunto com a Bittencourt”

    Murilo Pascoal

    Beach Park

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • “A Bittencourt trabalha com alto grau de profissionalismo e comprometimento com o projeto. Trazendo em uma linguagem simples e objetiva ao diagnostico e caminhos para o desenvolvimento do negocio de franquia.”

    Alex Pacheco

    Heliar

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • “O Grupo Bittencourt se destaca como referência em expansão e gestão de negócios, contribuindo ativamente para o crescimento de diversos setores da economia. Competência, objetividade e resultado. Essas características tem sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios do LIDE, apoiado pela consultoria do Grupo Bittencourt.”

    Célia Pompéia

    Vice Presidente Executiva – Grupo Doria

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

Nossos Canais

Fale com um Especialista
Tel +55 11 3660 2201
info@bcef.com.br


Veja Mais

Consultoria

Expansão

Gestão de Redes

Educação

Internacionalização

Real Estate

Varejo


Vídeos


Loja