Inteligência em Redes de Negócios

 

Notícias >

Palestrante do Fórum de Franquais, Carl’s Jr conta sobre seu momento no Brasil

Enviado em 10 de October de 2017 por Exame editado por conteúdo

Ela busca novos investidores ou franqueados para expandir a rede no país, depois de fechar algumas lojas

A rede Carl’s Jr se prepara para relançar a marca no Brasil. Ela busca novos investidores ou franqueados para expandir a rede no país, depois de fechar algumas lojas.

A rede está no Brasil desde 2012, quando inaugurou uma loja no Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP. O parceiro para este empreendimento é o grupo IMC, também responsável pelas marcas Viena, Frango Assado, Olive Garden e Red Lobster.

Nos anos seguintes, abriu outras duas unidades em São Paulo. No entanto, os restaurantes foram fechados e hoje restam apenas as duas unidades no aeroporto em São Paulo. “Por uma questão estratégica de racionalização de portfólio, optamos por operar a marca apenas em aeroportos, por descontinuamos com as unidades Carl’s Jr em shopping”, disse o IMC por e-mail.

“O grupo IMC mudou a sua estratégia e nossa parceria não saiu do jeito que queríamos”, afirmou Marc Mushkin, vice-presidente de expansão internacional da Carl’s Jr, em entrevista à EXAME.com. “Por isso, estamos ativamente procurando novos parceiros e investidores da marca no país”, afirmou ele, no Brasil para o Fórum de Franquias.

A rede de fast food contratou a consultoria do Grupo Bittencourt, que tem entre seus clientes redes como Dunkin’ Donuts, Femsa e Cacau Show, para encontrar franqueados interessados em expandir a marca no Brasil.

As duas lojas do aeroporto continuarão sendo operadas pelo grupo IMC, mas “nosso objetivo é expandir para outras regiões e formatos”, como lojas de rua e em shopping centers, disse o diretor.

O grupo ainda não decidiu o modelo de parceria, se irá optar por um máster franqueado para todo o país ou se escolherá investidores regionais. O Japão tem apenas um franqueado, por exemplo, enquanto o México tem 23 franqueados diferentes. O grupo hoje está em 44 países, com 1.200 unidades pelo mundo.

Desafios e oportunidades

Fazer negócios no Brasil tem seus obstáculos, diz Mushkin, mas ele acredita que sua experiência com expansão internacional o ajuda a colocar as questões em perspectiva.

Entre os desafios que a rede enfrenta está a competição. O McDonald’s, por exemplo, tem 900 unidades no país, o Burger King tem 480 e o Bob’s, mais de 1.100. Mushkin permanece otimista. “Não acredito que, em termos de competição, o Brasil será um país mais desafiador do que a China ou Índia”, afirmou.

Se os competidores já têm centenas de lojas, diz ele, há potencial para abrir dezenas ou até centenas de unidades da Carl’s Jr.  “Estamos estudando cada região para entender o potencial, mas precisamos entrar no mercado com objetivos realistas”, afirmou.

O executivo também não se preocupa tanto com a crise econômica ou futuros revezes da economia. “Estamos muito conscientes dos altos e baixos da economia do Brasil, mas temos uma visão à longo prazo de crescimento”, diz. Como exemplo, ele cita o México, país no qual a marca está há 25 anos e que, ao lado do Brasil, é um dos maiores países da América Latina. Apesar dos momentos de crise e desvalorização da moeda, a rede cresce cerca de 15% ao ano no país.

Em relação à infraestrutura, entrave bastante mencionado por empresas internacionais que vêm ao Brasil, Mushkin diz: “temos as mesmas dificuldades no Brasil que vivemos no México, Austrália, China e Índia”.

Diferenças regionais

Para o diretor, o maior desafio é o tamanho do Brasil. Segundo ele, as regiões são muito distintas entre si, tanto em termos de mercado quanto de paladar. Por isso, “o ideal é encontrarmos parceiros regionais, com experiências locais”, diz, modelo que é usado na Austrália, por exemplo.

Por conta do tamanho e das diferenças regionais, é difícil adequar os hambúrgueres ao paladar local sem perder suas características, como a carne em si. Para se adequar ao sabor do país, os acompanhamentos e ingredientes podem ser alterados.

No entanto, em alguns países o menu sofreu muitas mudanças. A Índia, por exemplo, é um dos países mais difíceis para a expansão de uma rede de hambúrgueres, diz o vice-presidente.

Alguns hindus não comem carne de vaca e muçulmanos evitam carne de porco. Então o cardápio da rede de fast food precisou ser completamente alterado e a entrada no país asiático levou dois anos.

Fonte: EXAME

Leia mais notícias no Portal, clicando aqui.

Conheça os serviços do Grupo BITTENCOURT

Você pode se interessar também...


Nosso Jeito de Ser

  • Queremos ser sempre melhores

    Ser referência em nosso meio de atuação. Buscamos a excelência em tudo que desenvolvemos: fazemos mais, melhor e mais rápido

  • Lideramos pelo exemplo

    Temos dignidade e consistência. Nosso discurso não difere de nossas atitudes. Pelo exemplo pessoal, nossa integridade e ética tornam nossas relações mais próximas e produtivas

  • Não nos conformamos e inovamos sempre

    Pensar à frente do nosso tempo: esta é a base para perpetuação do nosso negócio. Fazendo diferente, queremos superar as expectativas - como foco nos resultados do cliente e da nossa empresa, dia após dia

  • Somos apaixonados pelo que fazemos

    Trabalhamos com amor e paixão. Procuramos sempre contribuir para a felicidade de nosso time para que se sintam cada vez mais engajados a cada novo projeto

  • Construímos relacionamentos transparentes

    Não abrimos mão de nossos padrões éticos e de respeito para com o próximo - seja nosso colaborador, cliente, fornecedor ou comunidade com quem convivemos

  • Trabalhamos intensamente, o desafio nos motiva

    Nosso dia a dia é sempre muito intenso e repleto de desafios e essa dedicação constante é o que nos torna diferenciados no mercado. Trabalhamos com a vitalidade do jovem e somos beneficiados pela sabedoria e a prudência dos mais experientes

  • Fazer acontecer

    Somos comprometidos em transformar ideias em ações. Independentemente de qualquer dificuldade, transtornos barreiras e superamos limites

  • Somos felizes por fazer parte

    Nos sentimos realizados por fazer parte desse time e dessa empresa. Nossa motivação vem da possibilidade de concretizar os nosso sonhos e objetivos e também o de nossos clientes. E por sermos capazes, nos sentimos plenos e satisfeitos em enfrentar cada novo dia

  • Somos guiados pela humildade

    Estamos abertos a aprender sempre. Tratamos a todos com respeito e dignidade, considerando as diferenças individuais. Somos extremamente empreendedores e isso nos impulsiona a aprender com todos com quem nos relacionamos

  • Acreditamos num mundo melhor

    Trilhamos o caminho do bem para sempre fazer o bem. Sendo pessoas melhores, podemos construir um mundo melhor


Depoimentos

  • “A historia do franchising no Brasil se confunde com a origem da Bittencourt. Quando se fala em Bittencourt, não pode se omitir as figuras da Claudia, fundadora e mentora desta empresa e de sua filha Lyana;  mulheres de garra, experientes, extremamente simples e articuladas. Na Vita Derm, a historia do franchising se confunde com a historia da Bittencourt com quem juntos iniciamos uma caminhada desbravadora e diferenciada. Com erros e acertos próprios do pioneirismo e inovação, nós da Vita Derm,  somos hoje resultado dessa historia em franchising. Assim, para mim,  extremamente envolvido nesta operação é muito fácil falar da Bittencourt, por ser parte integrante deste segmento, desta historia.”

    Marcelo Schulman

    Vita Derm

  • "Parabéns equipe Bittencourt pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Sempre se atualizando, evoluindo e dividindo o conhecimento, através dos serviços prestados e com o objetivo de ajudar a preparar bons profissionais e empresas de forma eficiente para esse mercado tão competitivo que vivemos."

    Adriana Lima

    Rei do Mate

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • “Nós tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e foi (e esta sendo) muito benéfico para nossa empresa, estou ansioso para ver este trabalho refletido em nosso crescimento nos próximos anos, no Brasil e na região. Além de trabalhar com muito profissionalismo, trouxeram para casa novos aprendizados e rupturas de paradigmas.”

    Gonzalo Santander

    Staples

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • “Um investimento certo de retorno e melhoria na qualidade de processos. Deixo aqui um agradecimento a toda a Equipe da Bittencourt que trabalhou em nosso projeto e esperamos ter novas oportunidades de negócios juntos.”

    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

  • “Recomendamos os serviços prestados pela Bittencourt devido ao profissionalismo, conhecimento e capacitação dos profissionais envolvidos no projeto. Sem a Bittencourt não seria possível viabilizar o nosso projeto!”

    Ilie Soloviov

    Seawall Intercâmbio

  • “Profissionalismo, Comprometimento, e Responsabilidade, acompanhados pela paixão no que fazem, são algumas das competências que fizeram a Bittencourt celebrar 30 anos de colaboração para o Varejo Brasileiro.”

    Marcia Pereira

    Alpargatas - Havaianas

  • “Fundamental a participação da Bittencourt na realização de um projeto de conversão dessa grandeza, com eles pudemos ter a clareza de que nossos objetivos seriam alcançados com maior facilidade, agilidade e assertividade.”

    Danielle Meirelles

    FRT OPERADORA

Nossos Canais

Fale com um Especialista
Tel +55 11 3660 2201
info@bcef.com.br


Veja Mais

Consultoria

Expansão

Gestão de Redes

Educação

Internacionalização

Real Estate

Varejo


Vídeos


Loja