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Um ponto esquecido, mas fundamental para o sucesso da franquia

Enviado em 09 de October de 2017 por Exame editado por conteúdo

Ao pesquisar franquias para investir, os empreendedores perguntam de investimento, faturamento, produtos, mas esquecem deste ponto fundamental.

São Paulo – Se você está pesquisando franquias para investir, já pensou em perguntar ao franqueador qual é o propósito da marca dele? Se não pensou, deveria. De acordo com a consultora especialista em franquias Cláudia Bittencourt, esse é um ponto fundamental para o sucesso de marcas que atuam no modelo de franquias.

Tão importante que a consultoria Bittencourt decidiu fazer uma pesquisa com cem redes para saber como essas marcas definem o seu propósito e como isso é percebido pelos franqueados associados. A pesquisa dará origem ao Top 25, lista das melhores franquias de acordo com esse quesito, que será divulgada daqui duas semanas.

Mas afinal, o que devemos entender por propósito, e por que afinal ele é tão importante assim para uma marca?

“ O propósito traz a essência da empresa, o motivo pelo qual ela existe, que vai além de gerar resultados. Quando decidimos expandir por franquias, esse propósito precisa estar muito claro  para que os franqueados entrem sabendo qual é esse propósito, e assim se engajem e transmitam isso na ponta com os clientes”, explica Cláudia Bittecourt.

EXAME conversou com a especialista para entender um pouco mais sobre o tema. Leia abaixo:

Qual a importância de uma rede de franquias focar em propósito?

O propósito não tem a ver com o produto, tem a ver com a razão de ser da marca. Uma pergunta básica que se faz nessa pesquisa foi: Que falta ela faria na humanidade, se deixasse de existir? É algo mais amplo do que produto, qualidade, missão, visão e valores, é algo que mexe com a vida das pessoas.

E a franquia coloca sua marca nas mãos de terceiros. Por isso, é importante que vá o conjunto completo: propósito, valores, produtos. Imagine o Boticário, que tem 3 mil franqueados, se a marca não tem claro o seu propósito, cada um na ponta pode agir de uma forma diferente contrariando o que os donos da marca criaram lá no início.

E esse propósito não é um discurso, é uma prática que o franqueador precisa ter no dia a dia para dar o exemplo.

Como isso deve ser considerado pelo empreendedor que busca uma franquia para investir?

E a nova geração está muito em busca disso, quer saber o que tem por traz das emrpesas, que objetivo maior ela tem além de ter lucro, é geração informada, conetada, ao que estfaz diferença no mundo e na vida das pessoas, é iportante pras empresas e pra franquias muito mais.

Ele deve perguntar, deve conhecer a essência da empresa, perguntar de forma clara mesmo. Nessa pesquisa vimos que existem empresas que têm um propósito, mas não estão sabendo traduzir isso para o mercado. E a nova geração está muito em busca disso, quer saber o que tem por trás das empresas, que objetivo maior elas tem além de ter lucro.

Ele deve conversar com o franqueador e, se o negócio for bom, mas não tiver um propósito definido, o empreendedor pode propor para a marca fazer essa definição.

A gente sabe que muitas vezes o candidato olha mais para o preço da franquia do que para detalhes como esses. O que vale mais a pena: investir numa franquia que se possa pagar, mas que não tenha uma estrutura como essa, ou se endividar para poder pagar uma franquia mais estruturada?

Ter propósito não significa que a franquia é mais cara. Tem a ver com uma empresa que se sustenta mais ao longo do tempo, porque ela tem um norte, um rumo claro definido. Acho que jamais o candidato deve entrar no negócio pelo preço, nem a franqueadora deve vender a franquia só porque aquele empreendedor pode pagar, mesmo que não tenha as características necessárias para manter o negócio, como honestidade e proatividade.

Também não vale a pena se endividar. É melhor aguardar mais, pesquisar mais, até encontrar algo que caiba no bolso, tenha esse conjunto e que se sustente no mercado. Não vale entrar em qualquer empresa. É um dinheiro que a pessoa economizou a vida inteira, que vai sustentar a família dela, então tem que ir com muito cuidado.

Ser franqueado é para qualquer um que queira empreender?

A franquia é pra qualquer pessoa que queira empreender. Mas hoje as franquias estão muito atentas em colocar na rede franqueados que tenham capacidade financeira e o perfil para operar o negócio. Tem franquia para todo tipo de franqueado. Nem a franquia  nem o franqueado deve ter pressa, fazer algo sem segurança.

Por Mariana Desidério

Fonte: EXAME

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    Renata Bahia

    Centro das Sobrancelhas

  • “É gratificante ter participado de boa parte desta história, evidenciando o trabalho intenso que gerou um crescimento sólido e consistente do Grupo. Da mesma forma, parabéns a cada colaborador que integram e cresce com esse time de campeões. Vocês fazem parte da história do nosso Franchising e merecem cada conquista alcançada. Desejo que sigam firmes no propósito do GRUPO, onde além de construir novos negócios, continuem inspirando e formando pessoas melhores a cada dia.”

    Cassio Barcellos Cansian

    Marisol

  • “O trabalho realizado em parceria com o Grupo Bittencourt e sua equipe nos trouxe uma maior clareza de nossos processos. Quase uma viagem de autoconhecimento. Desenvolver um novo negócio foi apenas o resultado desta nova ótica. Obrigado a todos os envolvidos!!!”

    Daniel Henrique Tada Ornellas

    Permute

  • “Profissionalismo, Comprometimento, e Responsabilidade, acompanhados pela paixão no que fazem, são algumas das competências que fizeram a Bittencourt celebrar 30 anos de colaboração para o Varejo Brasileiro.”

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    Alpargatas - Havaianas

  • “O processo para formatar uma franquia, suas estratégias e analises são um tanto complexos. Toda empresa que almeja o sucesso no franchising precisa de organização e auxilio de quem tem profunda experiência neste mercado. Por isso, hoje tenho plena consciência que o suporte da Bittencourt garantiu o sucesso e o crescimento da Ponto Natural.”

    Marcel Acedo

    Ponto Natural

  • “Elevado nível de conhecimento técnico e engajamento de toda a equipe, com análises e pronto atendimento às questões apresentadas. Qualidade e Satisfação do Cliente são o seu lema!”

    Susanne Birle

    Taw Sushi

  • “A Bittencourt tem nos ajudado a desenvolver o nosso projeto de franquia desde o plano de negocio até a implantação da primeira franquia. Recomendo”

    Nicola Faoro

    Intimissimi

  • "O apoio da Bittencourt no processo de reestruturação da área de franquias da Ri Happy e PBKIDS foi fundamental. Iniciamos com um trabalho de consultoria analisando a viabilidade do negócio para franqueado e franqueador definindo métricas claras para a tomada de decisão. Também contamos com o suporte para remodelar nossa estrutura como empresa franqueadora. Atualmente a Bittencourt é responsável pelo processo de seleção e filtragem de interessados a franquia da Ri Happy. Sem dúvida alguma, esse trabalho nos gerou e continua nos gerando frutos no crescimento e amadurecimento do grupo no ramo de franquias."

    Renato Floh

    Ri Happy

  • “Em 2014 tivemos alguns projetos desenvolvidos com a Bittencourt, com o objetivo de melhorar a nossa estrutura interna para melhor atender aos nossos Franqueados, não só ficamos satisfeitos com os resultados obtidos, como demos continuidade com mais um projeto em 2015. Encontramos na Bittencourt uma grande parceira em nosso desafio de crescimento e melhoria e uma fonte de benchmark e boas práticas de mercado que trazem grandes benefícios para nossa operação.”

    Silvia Bizatto

    Kroton Educacional

  • "Vocês foram responsáveis por construir, em conjunto, uma das empresas mais respeitadas do Franchising Brasileiro. A dedicação, foco, profissionalismo, ética, respeito aos clientes e busca incansável pelos resultados são apenas algumas das praticas que vivencio a cada dia no trabalho com vocês! Como cliente e amigo, meu muito obrigado por nos ajudar a construir a nossa história dentro do segmento de franquias.”

    Renato Floh

    Ri Happy

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